Entretenimento

Orquestra celebra 60 anos com show gratuito no Campo de São Bento

A performance está marcada para acontecer às 11h. Foto: Divulgação

Com mais de seis décadas de história, a Orquestra La Salle promove, no próximo domingo (1), um show gratuito na quadra de patinação do Campo de São Bento, em Icaraí, Niterói. A apresentação, que acontecerá às 11h, marca o lançamento do álbum comemorativo dos 60 anos do grupo, gravado entre setembro de 2018 e março deste ano.

Neste 1º de setembro, a partir da parceria com o projeto Arte na Rua, 80 alunos do Colégio La Salle Abel tocam repertório eclético, com músicas de Tom Jobim, Beethoven, Beatles, João Donato, Gilberto Gil e Milton Nascimento, sob a regência do maestro Henrique Manso Junior.

Agraciado com a Medalha Felisberto de Carvalho pelo seu trabalho na área cultural do município, o maestro é neto de Pedro Motta, fundador da então Orquestra Típica de Ritmos La Salle, e filho de Henrique Manso que também já esteve à frente do grupo.

Desde 1957 a Orquestra do Colégio Abel já se apresentou em cerca de 200 cidades brasileiras e em diversos estados, entre eles São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além de ter gravado dois CDs e dois LPs.

Ao todo são 12 faixas musicais e cerca de 100 instrumentalistas. Esse também é o número de integrantes da Orquestra, composta por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com inspiração em influências musicais brasileiras e estrangeiras. A formação atual da Orquestra contempla flauta doce, flauta transversa, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, violão, guitarra, baixo, teclado, bateria e percussão, além de cantores.

“O álbum vem marcar todo o trabalho feito na escola que começou com o meu avô, passou pelo meu pai e hoje tenho a honra de dirigir. Vem trazer para o grande público os arranjos e a forma da orquestra de executar músicas, de apresentar às crianças um repertório de qualidade”, avalia o maestro Henrique Manso Junior.

< Mudança em ponto de ônibus na Marquês do Paraná Governo propõe salário mínimo de R$ 1.039 em 2020 <