Entretenimento
Parque da Catacumba é reaberto no Rio
O Parque Natural Municipal da Catacumba, localizado em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, na Av. Epitácio Pessoa, no Rio, foi reaberto depois de seis meses de obras.
A área passou por completa reforma que incluiu o restauro das 32 esculturas em exposição permanente no parque, troca de todo o mobiliário, revitalização do paisagismo, impermeabilização do telhado e recuperação da fachada da sede, modernização do parque infantil e criação de uma academia para a terceira idade, além de novas placas de sinalização do parque.
O trabalho de restauro das esculturas permitiu reconstituir parte das obras danificadas com trincas e fissuras devido à oxidação. Foram usadas próteses e argamassas compatíveis com o mesmo material usado originalmente pelos autores das obras.
Em relação ao novo mobiliário, 39 bancos foram instalados perto das esculturas para facilitar a contemplação. Além disso, todas as obras terão placas de identificação com QR Code, para que o visitante conheça mais sobre a peça e seu autor.
A nova sinalização do parque, feita sobre placas de PVC fixadas em totens de concreto, indica o caminho da trilha e informa em 15 pontos a distância percorrida, o que falta até o fim e a altitude no ponto sinalizado.
O paisagismo também foi contemplado na revitalização do parque, que tem uma área de 26,5 hectares com dois mirantes, cinco praças de apreciação da natureza, observatório de pássaros e área para a prática de tirolesa e arvorismo.
A trilha leva aos mirantes do Sacopã e da Pedra do Urubu, com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Pedra da Gávea e o Corcovado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!