Queridinha

Professora de Niterói é preferida das famosas para aulas de ioga

Anitta e Larissa Manoela estão na turma da profissional

Queridinha e conhecida entre os famosos, ela também ensina os exercícios para nomes globais
Queridinha e conhecida entre os famosos, ela também ensina os exercícios para nomes globais |  Foto: Péricles Cutrim

Conquistar o equilíbrio entre a mente e o corpo é algo almejado por muitos. E com os famosos não poderia ser diferente. Muitos deles alcançam o objetivo através de práticas de ioga. E foi desse jeito que uma professora de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, conquistou os corações das celebridades. 

A Maria Clara Cunha, de 34 anos, é arquiteta de formação e mora no Ingá, Zona Sul da cidade. Especializada em ioga desde 2016, na última quarta-feira (10) a professora apareceu nos stories da superstar Anitta, dando aulas para a cantora e para a apresentadora Nicole Bahls.

Queridinha e conhecida entre os famosos, ela também ensina os exercícios para nomes globais como Larissa Manoela, Juliana Xavier e Giovanna Lancellotti.

Começou lá na pandemia, quando a gente teve que ficar em casa. Muita gente começou a abrir a live, inclusive eu, sou professora de ioga, tinha meu estúdio, precisei fechar e foi uma das alternativas. Nisso eu conheci a Larissa Manoela, comecei a dar aula para ela por live, e chegou em um nível de divulgação muito grande Maria Clara Cunha, professora

O contato inicial com a atriz da Globo foi o que levou Maria Clara a se popularizar ainda mais entre as celebridades, ensinando a rotina de autocuidado e do autoconhecimento, através da prática.

"Eu fui ganhando visibilidade, eu acho que uma coisa foi levando a outra, a indicação foi que foi, aí veio a Giovanna, Anitta, foi vindo... E que venham mais, né?", brinca. 

A profissional destaca que a visibilidade proporcionada pelos artistas ao ioga é algo que vem alavancando ainda mais a importância da atividade na vida das pessoas. 

"Essas últimas aulas que fiz com a Anitta foram todos os dias, ela tá super engajada, firme no propósito dela. As outras vão com a agenda, encaixando. Eu acho que essa questão das celebridades estarem praticando ioga é muito legal para todo mundo, para mostrar a importância dele. Saúde mental é muito importante", destaca.

De arquiteta para professora

Nascida em Belo Horizonte, Maria Clara se formou e começou a desempenhar a profissão de arquiteta ainda na cidade. Levando uma rotina agitada, em 2016 ela se mudou para Niterói e iniciou outra trajetória na sua vida profissional. 

Maria Clara Cunha, professora de ioga
Maria Clara Cunha, professora de ioga |  Foto: Péricles Cutrim

"Trabalhava com escritório de arquitetura, trabalhava muito. Sou uma pessoa muito agitada, muito ansiosa, e comecei a praticar [ioga] buscando ter uma mente tranquila. Eu resolvi fazer um curso de formação, em 2016. Fiz esse curso meio que pra entender mesmo, minha intenção não era nem dar aula num primeiro momento", conta. 

Mas os planos mudaram, e a paixão da professora pela prática começou a se expandir.

"Durante o curso, a gente tem que fazer um estágio e aí a gente tem que dar aula. Eu juntei um grupinho com minhas amigas, comecei a dar aula pra elas e adorei o processo. Eu tive uma transição de carreira, cheguei aqui [Niterói] arquiteta, comecei a dar aula e hoje o ioga pra mim é fundamental, é um pilar forte, para que eu possa manter minha qualidade de vida.". 

Aulas

Quem é de Niterói pode praticar ioga com a Maria Clara na praia de Icaraí
Quem é de Niterói pode praticar ioga com a Maria Clara na praia de Icaraí |  Foto: Péricles Cutrim

E a troca de profissão encaixou tão bem na nova rotina de Maria Clara que, só nesse mês, a professora já está com a agenda lotada para aulas particulares. 

"Comecei com uma sala pequena, tinha cinco alunos. Vim para a praia de Icaraí para panfletar, fiz panfletos e entreguei pra todo mundo, daí foi aparecendo uma, duas, rapidinho a sala encheu", relembra.

A professora vai abrir uma nova turma online ainda neste mês.

Conforme a quantidade de alunas foi aumentando, a Maria Clara decidiu abrir um espaço maior. Mas, naquele mesmo ano, ela foi pega de surpresa pela pandemia de Covid-19, que junto dela trouxe o isolamento social. A professora, então, migrou para o online, e como já estava traçado no destino, as coisas deram certo. 

"Fui aumentando, fui ganhando notoriedade, fui ganhando autoridade, mais gente foi chegando para poder fazer, se interessando e eu consegui elaborar a minha plataforma online. É uma assinatura mensal onde eu pratico duas vezes na semana, ao vivo, com as meninas. Para quem não consegue no horário, a aula fica gravada", explica.

A professora vai abrir uma nova turma online ainda neste mês. Quem é de Niterói tem outra oportunidade: toda segunda-feira, às 8h15, Maria Clara dá aulas na praia de Icaraí. O contato pode ser feito através do Instagram da profissional, @clahcunha

< Preso após matar funcionária e fazer reféns em shopping capa 130124 <