Entretenimento

Professora de Niterói publica estudo sobre história da saúde

Imagem ilustrativa da imagem Professora de Niterói publica estudo sobre história da saúde
Historiadora publica seu primeiro livro fruto de investigação sobre Portugal do século XV. Foto: Divulgação

A professora de Niterói, Priscila Aquino, está lançando seu primeiro livro, fruto da pesquisa de doutorado em História na Universidade Federal Fluminense. O livro “O Príncipe Perfeito e a Saúde do Reino” nasceu de um grande esforço de investigação sobre a Reforma Hospitalar que teve Portugal como palco durante o reinado de D. João II (1481-1495), chamado de Príncipe Perfeito.

Os protagonistas dessa trama são o casal régio, o rei D. João II e a rainha D. Leonor, que reinam em um momento de profundas rupturas com as práticas medicinais e hospitalares anteriores e que revela, no século XV, o papel central que o Estado começa a desempenhar no domínio da assistência hospitalar.

Período de densas transformações no cotidiano da cidade, o livro se debruça sobre a ação reformadora empreendida na cidade de Lisboa. Dois empreendimentos régios em especial foram analisados: o Hospital Real de Todos-os-Santos e o Hospital das Caldas da Rainha. O livro ainda investiga as formas de propaganda política que povoam o imaginário e a arquitetura da cidade, lançando mão do estudo da imagem heráldica de D. João II e D. Leonor – o Pelicano e o Camaroeiro.

Priscila é historiadora com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela UFF e jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua no ensino básico privado em Niterói há 15 anos, é professora universitária e jornalista especializada em educação.

O livro contou com documentação oriunda diretamente dos arquivos portugueses, fruto de 6 meses de investigação na Universidade Nova de Lisboa. O livro, que é um estudo minucioso dos historiadores, tem a linguagem clara da jornalista e aborda temas importantes ao mundo atual como a saúde e a doença.

“D. João II é um rei muito querido em Portugal, chamado de Perfeito justamente pois fez um reinado forte. Escolhe para si a imagem heráldica do Pelicano, ou seja, o animal que no imaginário medieval bica o próprio peito para dar seu sangue aos filhotes famintos, uma imagem claramente paternalista, mas também messiânica, já que o pelicano é uma das imagens de Cristo no momento da crucificação. Sua ação junto aos pobres e doentes é muito importante para a reforma hospitalar e da assistência em Portugal no século XV”, conta a pesquisadora.

O lançamento virtual do livro será na terça-feira, dia 31, no Instagram da autora: pri_aquino09. O livro foi publicado pela Editora Autografia e também pode ser adquirido pelo site da editora.

< Pix terá medidas de segurança para coibir sequestros e roubos MEIs podem regularizar atraso de impostos até o dia 31 <