Entretenimento

Professora de Niterói publica estudo sobre história da saúde

Imagem ilustrativa da imagem Professora de Niterói publica estudo sobre história da saúde
|  Foto: Foto: Divulgação
Historiadora publica seu primeiro livro fruto de investigação sobre Portugal do século XV. Foto: Divulgação

A professora de Niterói, Priscila Aquino, está lançando seu primeiro livro, fruto da pesquisa de doutorado em História na Universidade Federal Fluminense. O livro “O Príncipe Perfeito e a Saúde do Reino” nasceu de um grande esforço de investigação sobre a Reforma Hospitalar que teve Portugal como palco durante o reinado de D. João II (1481-1495), chamado de Príncipe Perfeito.

Os protagonistas dessa trama são o casal régio, o rei D. João II e a rainha D. Leonor, que reinam em um momento de profundas rupturas com as práticas medicinais e hospitalares anteriores e que revela, no século XV, o papel central que o Estado começa a desempenhar no domínio da assistência hospitalar.

Período de densas transformações no cotidiano da cidade, o livro se debruça sobre a ação reformadora empreendida na cidade de Lisboa. Dois empreendimentos régios em especial foram analisados: o Hospital Real de Todos-os-Santos e o Hospital das Caldas da Rainha. O livro ainda investiga as formas de propaganda política que povoam o imaginário e a arquitetura da cidade, lançando mão do estudo da imagem heráldica de D. João II e D. Leonor – o Pelicano e o Camaroeiro.

Priscila é historiadora com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela UFF e jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua no ensino básico privado em Niterói há 15 anos, é professora universitária e jornalista especializada em educação.

O livro contou com documentação oriunda diretamente dos arquivos portugueses, fruto de 6 meses de investigação na Universidade Nova de Lisboa. O livro, que é um estudo minucioso dos historiadores, tem a linguagem clara da jornalista e aborda temas importantes ao mundo atual como a saúde e a doença.

“D. João II é um rei muito querido em Portugal, chamado de Perfeito justamente pois fez um reinado forte. Escolhe para si a imagem heráldica do Pelicano, ou seja, o animal que no imaginário medieval bica o próprio peito para dar seu sangue aos filhotes famintos, uma imagem claramente paternalista, mas também messiânica, já que o pelicano é uma das imagens de Cristo no momento da crucificação. Sua ação junto aos pobres e doentes é muito importante para a reforma hospitalar e da assistência em Portugal no século XV”, conta a pesquisadora.

O lançamento virtual do livro será na terça-feira, dia 31, no Instagram da autora: pri_aquino09. O livro foi publicado pela Editora Autografia e também pode ser adquirido pelo site da editora.

< Pix terá medidas de segurança para coibir sequestros e roubos MEIs podem regularizar atraso de impostos até o dia 31 <