Disney

Red, novo filme da Disney traz lição necessária para mães e filhas

Animação debate sobre os desafios da puberdade

 

Walt Disney Studios BR
  

A Disney já possui um incrível e extenso catálogo de animações em que aborda as relações familiares. Somente em 2021 já tivemos Luca, e o sucesso estrondoso Encanto, ambos filmes que colocavam em pauta as responsabilidades dos filhos e a pressão que os pais colocavam sobre eles.

Em Red: Crescer é Uma Fera, lançado nesta sexta-feira (11) diretamente no Disney+, conhecemos Mei, uma pré-adolescente de 13 anos, a qual descobre que pode se transformar em um imenso panda vermelho quando suas emoções saem do controle. A animação, que se passa nos anos 2000, traz diversas discussões no âmbito familiar, nos fazendo refletir sobre a almejada perfeição, a relação com os pais e os amigos, além de todo o drama que envolve a puberdade.

Puberdade sem tabu

Sem dúvidas, a principal tarefa de Red: Crescer é Uma Fera é descomplicar o máximo possível uma das fases mais incompreensíveis na vida de todos nós: a puberdade. O filme usa a metáfora de um panda gigante e vermelho para mostrar todas as alterações que passamos, como pelos por todo o corpo, instabilidade emocional, odores indesejados e o crescimento descontrolado, causando esbarrões por todos os cômodos da casa. Ainda sobre a puberdade, a animação também fala sobre menstruação, absorventes, interesses por meninos e a troca do afeto da família por amigos da escola. Tudo isso, com uma arte incrível e um roteiro engraçadíssimo, tornando todas essas questões extremamente leves e simples de serem compreendidas e debatidas.

Cortando o cordão umbilical

Filme traz o embate entre mãe e filha
Filme traz o embate entre mãe e filha |  Foto: Reprodução Disney/Pixar
  

Além de abordar as mudanças na própria adolescente, a nova animação da Disney também explora o "rompimento do cordão umbilical" entre mãe e filha e a sua importante necessidade para que as duas possam ter uma relação saudável.

O filme literalmente coloca um embate entre as duas personagens, porém usando de um incrível bom humor e nos arranca lágrimas no final, ao nos identificarmos com as protagonistas, mesmo que não tenhamos quase nada em comum com elas, afinal, todos nós já passamos pela adolescência e sabemos o quão complicado é conseguir o respeito e a independência dos pais nessa época (alguns de nós lutam por isso até os 30). 

Outro fato que tende a conquistar tanto mães quanto filhas é que Red se passa em 2002, há 20 anos atrás, trazendo diversos elementos daquela época que são presentes até hoje, como a paixão por bandas e festas, que com certeza fortificará o laço entre pais e filhos.

Assim, já com uma mudança de posicionamento, a Disney/Pixar vem deixando cada vez mais claro que os verdadeiros vilões não são as bruxas e feiticeiros, e sim, mesmo querendo o melhor para nós, às vezes, o que nos faz mal é a própria família com uma atitude controladora, rígida e super-protetora. 

Red: Crescer é Uma Fera é uma excelente produção que merece ser assistida, principalmente em família, a fim de melhorar as relações familiares e impulsionar o crescimento dos filhos. A animação está disponível no Disney+ e acompanha um documentário que mostra todo o processo de criação dela, o qual também vale a pena a audiência. 

< Botafogo muito perto de anunciar lateral como terceiro reforço Sorte ou resistência?! Decisão da prova do líder revolta público <