Escolha pessoal
Romance em ‘Vale Tudo’ escancara machismo em relações entre idades
Novela reacende o debate sobre o preconceito contra mulheres

O romance entre os personagens André e Aldeíde na novela "Vale Tudo", vividos pelos atores Breno Ferreira e Karine Teles, com cerca de 20 anos de diferença de idade entre eles, reacendeu o debate sobre o preconceito entre relacionamentos de mulheres mais velhas e homens mais novos.
Segundo a psicóloga Glicia Brazil, o preconceito está diretamente ligado ao machismo histórico da sociedade, no qual o homem tinha o controle sobre o corpo e a moral sexual da mulher.
"Vivemos numa sociedade com resquícios do patriarcado machista. Sendo assim, é natural que se critique o fato de uma mulher estar ao lado de um homem mais jovem porque ela não pode ter autonomia sobre sobre suas escolhas amorosas. O homem é quem a escolhe, não o contrário", argumentou a psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio.
O que a especialista descreve pode ser exemplificado em um dos diálogos entre personagens do folhetim, quando Aldeíde cobra o apoio do irmão, interpretado pelo ator Matheus Nachtergaele, deixando claro a importância do enfrentamento à discriminação da sociedade. Na sequencia, o irmão de Aldeide ainda tenta justificar sua postura contrária ao namoro, ao afirmar que não queria vê-la sofrendo.
Escolha pessoal

A jornalista Irma Lasmar, de 50 anos, está entre as mulheres que prefere homens mais jovens para relacionamentos amorosos.
Homens mais novos demonstram maior admiração pela autoconfiança e pela autoestima da mulher mais velha, e também menor machismo e dominação, talvez por terem vivido menos e adquirido menos manias.
Apesar da segurança, a jornalista também revela preocupação com o preconceito: "É claro que fico preocupada com olhares externos, apesar de comigo não acontecer esse tipo de rejeição pública. Meus relacionamentos foram ótimos e terminaram em comum acordo, apesar de terem sido por decisão minha, ao perceber que os que ainda não tinham casado e nem tiveram filhos, sonhavam em construir uma família, algo que já vivi e não quero ou posso oferecer", explicou a jornalista.
Influência positiva
Para a psicóloga Glicia Brazil, personagens em obras de ficção e pessoas públicas que vivem a experiência ajudam a enfrentar o preconceito.
"Elas nos fazem pensar o quanto somos preconceituosos, moralistas e discriminadores querendo traçar as condutas que consideramos válidas. Então, de fato, quando uma personagem vem à tona mostrando uma realidade, isso vira um debate, o que já é útil", defendeu.
Diferente da jornalista Irma Lasmar, muitas mulheres que vivem relacionamentos ou se interessam por homens mais novos ainda sentem medo de se expor e assumir as relações publicamente.
O verdadeiro amor não tem forma, não jeito de ser, não tem sexo, não tem raça. Ele se dá do jeito que é possível ser. Isto é liberdade, é cidadania.
Casos de figuras públicas

Não sou poucos as famosas que assumiram relacionamentos e até casaram com homens mais novos, reforçando a liberdade de suas escolhas e o desejo de serem felizes na vida amorosa.
Entre elas, a apresentadora Ana Maria Braga, que teve vários relacionamentos com homens mais jovens, inclusive o atual. Ana Maria, de 76 anos, casou-se há menos de três meses com o jornalista Fábio Arruda, de 54.

Outro caso é da atriz e apresentadora Tatá Werneck, de 42 anos, e do ator Rafael Vitti, de 29, casados desde 2019, quando nasceu a filha Clara Maria, de 5. Eles começaram a namorar dois anos antes. Não é raro a apresentadora fazer graça com a diferença de idade entre eles, trocando até declarações bem-humoradas com o companheiro nas redes sociais para mostrar o amor e a cumplicidade do casal.

A jornalista Fátima Bernardes, de 62 anos, e deputado federal Túlio Gadelha, de 37, também estão entre os casais famosos com diferença de idade. Inclusive, o relacionamento foi alvo de polêmica quando assumido publicamente. Eles estão juntos há oito anos. Em entrevistas, a jornalista sempre pontuou que a diferença de idade de 25 anos entre eles incomoda mais aos outros do que a eles próprios.

A cantora Ivete Sangalo, de 53 anos, e o nutricionista Daniel Cady, 40, vivem um relacionamento duradouro. Eles estão juntos há 17 anos e têm três filhos: o primogênito Marcelo, de 15 anos e as gêmeas Helena e Marina, de 7.

O casal mais recente entre as celebridades é a apresentadora Sabrina Sato, de 44 anos, e o ator Nicolas Prattes, de 28, que se casou este ano, numa badalada cerimônia que reuniu muitos famosos. Ela chegou a sofrer um aborto espontâneo no ano passado de bebê que esperava do então namorado.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!