Bombou!

Sensação da internet, Rafaella Tuma abre o coração para o ENFOCO

Artista possui vídeos com mais de 10 milhões de visualizações

A paulista atuou em diversos segmentos até achar o nicho que desejava trabalhar
A paulista atuou em diversos segmentos até achar o nicho que desejava trabalhar |  Foto: Divulgação Redes Sociais
  

Quem ainda não viu as animações que reproduzem aúdios viralizados na internet e que nos arrancam gargalhadas ao serem personificados por personagens hilários? Vídeos como o do garotinho cantando o hino nacional de uma maneira "original", o menininho cantando e misturando canções e a menina que liga para a amiga Alice e pede para ela não "cabelar" suas bonecas, viraram um dos conteúdos mais compartilhados na última semana nas redes sociais. E quem está por trás é a Rafaella Tuma, paulista de Ribeirão Preto, que com vídeos com mais de 10 milhões de visualizações, viu seu número de seguidores crescer em pouco mais de 15 dias e atualmente conta com mais de um milhão e 300 mil seguidores e contando...

Com vídeos muito compartilhados (até pela Xuxa) e índice de engajamento altíssimo, Rafaella que começou a trabalhar bem nova, já passou por vários empregos, se formou em Marketing e Design Gráfico, e depois disso, começou a trabalhar com arte digital, como layouts de aplicativo, animações de série, motion, até chegar na ilustração (publicitária, estamparia, games), onde atua já algum tempo. 

Ela conversou com o Enfoco e contou um pouco sobre sua trajetória.

Como surgiu a ideia de pegar áudios bombados na internet e reproduzir através de animações?

Rafaella: Eu já era criadora de conteúdo antes desses vídeos virais, porém, era mais nichado, voltado para artistas iniciantes. Eu falava muito de mercado de trabalho, empreendedorismo, carreira no mundo da arte digital, mas depois de alguns anos, eu não estava muito feliz com esse tipo de conteúdo, eu queria algo novo. Eu sou bem supersticiosa e adoro colocar datas pra início e fim de ciclos, então, me preparei para resolver até a páscoa (renovação!), sobre um tipo de conteúdo que eu realmente gostasse de fazer. Para descobrir isso fiz varios testes, soltava no tiktok e apagava alguns que depois achava ruim, prestava atenção no engajamento de todos, e daí, no meio de alguns testes eu fiz esses vídeos mais simplórios, porém, com uma intenção maior do que qualquer coisa que já tinha colocado no ar. Minha ideia era tirar UMA risadinha de quem estivesse assistindo. Se a pessoa esboçasse um sorriso até o final do vídeo, eu já sabia que estava ganho pra mim.

Como você avalia a notoriedade de uma maneira tão rápida, falando de internet?

Rafaella: Eu acho que esses estouros de internet, se dá muito pela nossa necessidade de compartilhar, seja algo que nos deixa impactados e impressionados, ou algo bobo que te fez dar uma risadinha e você quer que seus amigos e família também deem para rirem mais juntos. É como assistir um filme de comédia sozinho e assistir com alguém rindo loucamente ao seu lado. Eu tô chutando, mas acho que o efeito bola de neve que aconteceu, vem desse sentimento, de compartilhar algo que curtiu, e essa pequena alegria que num grupo grande de pessoas vira uma grande alegria ainda maior (deu pra entender? hahaha)

Qual foi o momento e situação mais surpreendente em relação aos seus vídeos? 

Rafaella: Eu curto TANTO cada conquista! Quando começaram a virar os números (ainda num ritmo mais "normal" no começo...) eu já estava muito surpresa e feliz. Daí, cada página ou pessoa famosa que compartilhava eu comemorava, cada número que rodava eu pulava de alegria, mas sempre num clima leve, sem ansiedade. No momento que chegou perto de 900 mil e tantos seguidores, meu marido falou pra mim: amanhã você chega a 1 milhão! E nesse momento, parece que eu digeri tudo de uma vez: meu estômago revirou, eu comecei a ter ânsias e minha coluna travou NA HORA, todos os músculos contraíram e eu fiquei quase o dia todo sem conseguir me mexer (porém, muito feliz e emocionada hahahahaha), e foi aí que percebi a dimensão que o meu trabalho estava tomando.

Você já possui novos projetos?

Rafaella: SIM!!! Tenho várias novidades chegando! Ainda não posso dar detalhes, mas garanto que serão conteúdos e trabalhos bem bacanas. Continuem seguindo minhas redes para ver! (hahaha)

Deixe um recado para os novos empreendedores e artistas.

Rafaella: A área de arte digital é imensa, muito próspera e escassa de profissionais. Isso tudo engloba áudio visual no geral, games, aplicativos, animações, etc... Se você gosta de criar, desenhar, trabalhar com a criatividade, estude muito e fique muito por dentro das tendências e do mercado. Se joga! ;)

  • Reza e música da barata se misturam nesse vídeo
    Reza e música da barata se misturam nesse vídeo
  • A menina que liga para a amiga Alice possui 1 milhão de views
    A menina que liga para a amiga Alice possui 1 milhão de views
  • Sensação da internet, Rafaella Tuma abre o coração para o ENFOCO
    Vídeo de versão criada por menino do Hino Nacional marcou mais de 10 milhões de visualizações
 

< Deputado entra por engano na Maré e bate de frente com bandidos Milicianos são presos em flagrante em condomínio na Baixada <