Entretenimento

Teatro da UFF apresenta sítio do pica-pau amarelo

Apresentar um espetáculo com histórias adaptadas a partir desta obra significa levar ao público personagens com a essência puramente brasileira, trazendo à tona, um sentimento de resgate da nossa infância, de brincadeiras antigas de criança, de lembranças dos nossos avós e de suas histórias, e de um Brasil com seus rios, suas árvores frutíferas e sua fauna valorizados e preservados.

Quando surgiu a oportunidade de montar a peça com o texto adaptado a partir da obra do Sítio do Picapau Amarelo, houve muitas dúvidas quanto a escolha dos personagens envolvidos na trama. Afinal, Monteiro Lobato não economizou em retratar o nosso Brasil de forma rica, detalhada e lúdica, onde a criança pudesse entender com simplicidade a matemática, geografia, história, usando da própria literatura para falar do amor a natureza e sua preservação, e a alegria de viver.

Mesclando folclore e aproveitando tudo que tinha a sua volta, não precisou ir tão longe. A adaptação desta história transita entre a fantasia e a realidade levando as crianças a revelarem-se dotadas de senso crítico, julgando as histórias da “vó” com muito critério e segurança. A proposta nasce então da necessidade do resgate: resgatar o lúdico, as brincadeiras de roda, o folclore, a imaginação, a literatura brasileira e a importância que ela nos oferece dentro do contexto social, político e econômico.

Ficha Técnica

Adaptação, dramaturgia e direção - Ricardo Silva.
Elenco - Raquel Penner, Cristina Fracho, Cristina Guimarães, Wanderson Bernardo, Nícolas Freitas, Guilherme Gutierrez, Julia Gusmão, Luiza Vieira e Victor Salzeda.
Músicos - Camila Ferolla (percussão), Juan Paz (violão) e Natan Figueiredo (flauta).

04 a 26 de agosto de 2018
Sábados e Domingos – 16h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Ingressos: R$ 40 | R$ 20 (meia)
Classificação etária: Livre
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

< O que fazer quando você receber um e-mail com sua senha no assunto? Perseguição, seguida de troca de tiros, termina em prisão <