Festival Internacional
Teatro de graça em Niterói no fim de semana; veja programação
Peça 'O Figurante', com Mateus Solano, está na relação
A cidade de Niterói está movimentada com a 17ª edição do Niterói em Cena - Festival Internacional de Teatro, que vai até o dia 29 de setembro. O evento, que já se consolidou como um dos maiores no cenário das artes cênicas no Brasil, oferece ao público uma programação gratuita e diversa, com espetáculos locais e internacionais.
Criado em 2008, o Niterói em Cena é um festival de teatro que já conta com 16 edições consecutivas e em quatro equipamentos culturais da cidade: Sala Nelson Pereira dos Santos, Theatro Municipal de Niterói , Teatro Popular Oscar Niemeyer e Biblioteca Parque de Niterói, além da praça João Saldanha em Santa Barbara.
A programação extensa conta com espetáculos, cenas curtas, atividades formativas e festas. E o melhor, tudo 100% gratuito!
Confira programação deste 'finde'
Até o fim de setembro, o festival apresenta na "Mostra Peças" algumas das produções mais aguardadas. A programação desta sexta-feira (20) traz a tragicomédia musical italiana “O Jantar Brasiliano”, que será exibida no Theatro Municipal de Niterói, no Centro. O espetáculo aborda, de maneira irônica e sarcástica, as contradições culturais entre italianos e brasileiros.
No sábado (21) e no domingo (22), a Mostra Cenas Curtas toma conta do mesmo teatro, reunindo sete cenas teatrais que apresentam diferentes linguagens e temas variados. O público pode conferir as apresentações entre 20h e 22h30, com um intervalo de 15 minutos após a quarta cena.
Na próxima semana
Para quem gosta de dança, o espetáculo “Dance Machines” será apresentado no Teatro Popular Oscar Niemeyer na terça (24). Misturando o mundo analógico e virtual, a apresentação, que utiliza óculos de realidade virtual e fones de ouvido, promete uma experiência imersiva inovadora. Serão duas sessões, às 11h30 e às 14h, e a classificação é livre.
Ainda no dia 24, o festival traz o emocionante espetáculo “Ngati”, do Moçambique, também no Teatro Popular, às 20h. A performance solo, que dura 40 minutos e tem classificação livre, é uma homenagem às vítimas do genocídio na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, e combina música e dança tradicionais do país.
No dia 25, o ator Mateus Solano sobe ao palco do Teatro Popular para apresentar “O Figurante”. No monólogo, ele vive Augusto, um figurante que, aos poucos, começa a refletir sobre o significado de sua vida e de seu trabalho. O espetáculo tem 1h10 de duração, classificação indicativa de 12 anos, e começa às 20h.
A programação do dia 26 traz a peça “Antes do ano que vem”, também no mesmo espaço, às 20h. Com Mariana Xavier no papel de Dizuite, o espetáculo de 1h10 e classificação indicativa de 12 anos promete emocionar o público com uma história divertida sobre como é possível encontrar felicidade e renovação até mesmo em momentos de dificuldade.
No dia 27, é a vez de “Beringela, A Grande”, uma coprodução entre Brasil e Peru. Essa brincadeira circense interativa será apresentada na Praça Santa Barbara, das 16h às 17h. O espetáculo é uma verdadeira festa para as crianças, com classificação livre.
No mesmo dia, o público pode conferir a premiada peça “Tom na Fazenda”, às 20h, no Teatro Popular. Com direção de Rodrigo Portella e idealizada por Armando Babaioff, a peça explora temas como luto, homofobia e aceitação em uma história sensível e comovente. O espetáculo tem duração de 2 horas e classificação indicativa de 18 anos.
Para fechar o festival com chave de ouro, no dia 28, o espetáculo “Pelada – A hora da Gaymada” será apresentado no Teatro Popular. A comédia musical aborda a disputa entre dois times – um de futebol e outro LGBTQIAPN+ de queimado – pelo uso de um campo prestes a ser destruído por uma empreiteira. O espetáculo começa às 20h e tem 1h10 de duração, com classificação indicativa de 12 anos.
A programação completa está no site do evento (clique aqui).
Como adquirir os ingressos
Todos os ingressos para as apresentações são gratuitos, mas é necessário doar 1kg de alimento não perecível. Para assistir à Mostra Peças, as senhas serão distribuídas no local duas horas antes do início das sessões ou podem ser reservadas pelo site oficial do evento, mediante preenchimento de um formulário. Fique atento ao prazo de chegada para garantir sua entrada.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!