Entretenimento

Tiago Leifert revela ao lado da esposa que filha bebê tem câncer nos olhos

Imagem ilustrativa da imagem Tiago Leifert revela ao lado da esposa que filha bebê tem câncer nos olhos
|  Foto: Foto: Reprodução
A declaração em vídeo foi feita ao lado da esposa Daiana Garbin. Foto: Reprodução

O apresentador Tiago Leifert revelou neste sábado (29) que a filha, Lua, de um ano e três meses, está com câncer nos olhos. O tipo de tumor é chamado de retinoblastoma. A declaração em vídeo foi feita ao lado da esposa Daiana Garbin - também jornalista.

"Em outubro a gente descobriu que a nossa filha, Lua, está com câncer. Ela está com um tipo de câncer nos olhos, muito raro, que se chama retinoblastoma. É um câncer que acontece nas células da retina. Elas acabam tendo um crescimento desordenado, e acaba formando tumores, que podem ser num olhinho, ou, como no caso da nossa filha, bilateral", conta Daiana.

Esse teria sido o motivo que fez Leifert dar uma pausa na carreira e deixar o emprego na Globo após 15 anos.

"E pra você que acompanha a gente, que está preocupado ou preocupada, é lógico, é muito difícil. E isso explica também nosso sumiço, acima do normal. A gente ficou muito abalado no começo, foi isso que me tirou do 'The Voice Brasil', agora que a gente está se reorganizando, começando a trabalhar. Mas a gente tá bem. Eu vou trazer a Lua aqui para vocês verem", diz Tiago.

Ele tranquilizou o público ao dizer sobre o estado de saúde da pequena. Também recebeu apoio de diversos amigos e colegas famosos.

"Ela está ótima, é a melhor da família. Como vocês podem perceber o cabelinho dela ainda está intacto, porque é uma nova forma de fazer a químio, que é um cateter direto no olho, que não vai para a circulação sanguínea. Se dependesse dela a gente jamais descobriria. Por isso estamos gravando esse vídeo".

O vídeo de 9 minutos foi postado em ambos os perfis de Instagram do casal. Tiago e Daiana alertaram pais e responsáveis aos sinais do olhar da criança que pode estar com câncer nos olhos.

"É muito difícil descobrir este câncer e é por isso que a gente está gravando esse vídeo. A gente teve muita sorte ao descobrir porque a Lua sempre enxergou tudo", continua.

Daiana contou que o Tiago começou a perceber um 'movimento estranho' no olho da Lua", mas que ainda ainda ela ignorava.

"Ele dizia, tem algo errado no olhinho da Lua e eu dizia, para, larga de ser chato. Não tem nada. Até que um dia eu percebi um reflexo branco como se fosse o olho de gato", explica.

Lua foi levada ao médico oftalmologista, que pediu exames e foi feito o diagnóstico.

"E aí a gente está tratando há quatro meses e pensamos longamente se a gente ia falar sobre isso. E foi um consenso na família de que não, que a gente não deveria falar nada. Vocês sabem como a gente é discreto, dificilmente a gente posta alguma coisa da nossa vida, do nosso dia a dia, a Lua raramente aparece no feed da Dai ou no meu. Só que depois da última químio da Lua, ela já fez quatro, a gente começou a mudar um pouco de opinião", justifica Tiago Leifert.

Retinoblastoma

O retinoblastoma é um tumor maligno raro originário das células da retina – parte do olho responsável pela visão – afetando um ou ambos os olhos. É o tumor primário mais comum no olho de crianças e tende a ocorrer no início da infância ou em lactentes e pode estar presente ao nascimento, segundo informações divulgadas no site do Ministério da Saúde.

Sintomas

O principal sintoma, presente em 90% dos casos diagnosticados, é a leucocoria, um reflexo branco na pupila, conhecido como ‘sinal do olho de gato’. Essa mancha esbranquiçada indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impede a passagem de luz. Sem a passagem de luz, as vias óticas para o centro da visão, no cérebro, não se desenvolvem e atrofiam.

Esse reflexo branco, muitas vezes, só é notado sob luz artificial, quando a pupila está dilatada, ou em fotos, quando o flash bate sobre os olhos. Em olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho. Outros sintomas que podem aparecer são estrabismo, vermelhidão, deformação do globo ocular, baixa visão, conjuntivite, inflamações, dor ocular.

Apesar de o principal sintoma ser a leucocoria, o seu aparecimento significa que a doença já está em estágio avançado e as chances de salvar o olho da criança serão menores. Antes disso, a criança já pode apresentar como sintoma sensibilidade à luz (fotofobia) ou um desvio ocular, por exemplo, estrabismo.

Por isso, é extremamente importante que, ao perceberem qualquer anormalidade nos olhos do filho, os pais procurem um médico o quanto antes. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado e aumenta as possibilidades de preservar a visão e a vida da criança acometida pela doença.

Tratamento

O portal do Ministério da Saúde informa que, na maioria dos casos, o retinoblastoma é uma doença curável. E que a quimioterapia, a radioterapia e o tratamento oftalmológico e a laser têm mostrado bons resultados. Em alguns casos, infelizmente, é preciso recorrer à enucleação, isto é, à retirada cirúrgica do globo ocular.

Recomendações

– Procure saber se seu filho passou por uma avaliação oftalmológica que inclui o Teste do Olho Vermelho na maternidade. Se não passou, procure um oftalmologista para realizá-la, quando ele é ainda um bebê;

– Leve novamente a criança ao oftalmologista para uma reavaliação, antes dos três anos, ou quando notar alterações como olhos vermelhos, reflexos brancos na pupila, sinais de estrabismo, por exemplo;

– Verifique se há outros casos de retinoblastoma na família. Se houver, vale a pena consultar um especialista em doenças genéticas hereditárias sobre a possibilidade de o retinoblastoma afetar outros membros da família.

< Corpo de motorista de aplicativo é encontrado em Maricá Contraventor acusado de homicídio é preso na Colômbia <