Parabéns, Bituca!

Tudo o que ele pode ser: os mil tons de Milton em seus 80 anos

Cantor recebeu homenagens de amigos e artistas nesta quarta

Bituca segue atuante com mais de 60 anos de carreira
Bituca segue atuante com mais de 60 anos de carreira |  Foto: Divulgação
  

Dono de uma das maiores vozes da música popular brasileira, Milton Nascimento, ou simplesmente Bituca, completa, nesta quarta-feira (26), 80 anos. O cantor anunciou que vai se despedir dos palcos, e se prepara para finalizar sua turnê 'A última sessão de música', em comemoração aos 60 anos de carreira, no mês que vem.

Ele tem mais três apresentações em São Paulo e fecha, no dia 13 de novembro, no estádio do Mineirão. Local mais apropriado não poderia existir para o carioca com a alma mais mineira, como ele mesmo diz.  

Cantor anunciou que vai se despedir dos palcos, e se prepara para finalizar sua turnê em comemoração aos 60 anos de carreira ‘A última sessão de música’ no mês que vem
  

Depois de rodar o mundo e o Brasil desfilando os maiores clássicos que marcaram sua carreira, Milton, agora, diz que quer descansar. Parar ao menos com os shows, não as composições. Só no Rio, o cantor teve três apresentações em agosto que emocionaram o público. Abrindo com ‘Ponta de areia’, Bituca faz as primeiras notas em uma sanfona, para delírio da plateia, e cravando, ali, seu ponto final, como nos versos da canção.

  • Cantor completa 80 anos em plena atividade
    Cantor completa 80 anos em plena atividade
  • Durante a turnê em São Paulo
    Durante a turnê em São Paulo
  • Milton consagrou uma maneira ímpar de interpretar suas canções
    Milton consagrou uma maneira ímpar de interpretar suas canções
  • Em casa com o cantor Paul Simon
    Em casa com o cantor Paul Simon
  • Com o amigo e parceiro Márcio Borges, fundadores do Clube da Esquina, álbum considerado um dos melhores da música brasileira
    Com o amigo e parceiro Márcio Borges, fundadores do Clube da Esquina, álbum considerado um dos melhores da música brasileira
  

Dali em diante, enfileira sucessos. Da doce amizade em ‘Canção da América’, até a homenagem às mulheres guerreiras e com fé e sonhos em ‘Maria, Maria’.

Seu principal parceiro, Lô Borges, homenageou o cantor pelas redes sociais. É dele ‘Para Lennon e McCartney’, que Milton gravou do amigo e abriu as portas para a avalanche de composições que viria depois.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lô Borges [Perfil Oficial] (@loborgesoficial)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil (@gilbertogil)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Samuel Rosa (@samuelrosaoficial)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Festival Instrumental Nacional - Fina (@festivalfina)

O Clube

Movimento mudou os rumos da música brasileira nos anos 70
Movimento mudou os rumos da música brasileira nos anos 70 |  Foto: Museu Clube da Esquina
  

Milton também participou de um dos principais movimentos que revolucionaram a música brasileira nos anos 70. Ao lado dos irmãos Lô e Márcio Borges, Toninho Horta; seu amigo e parceiro, o poeta Fernando Brant; Wagner Tiso, Beto Guedes, Flávio Venturini, entre outros, nascia o Clube da Esquina, no encontro das ruas Paraisópolis com Divinópolis, no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte.

O álbum, lançado em 1972, foi eleito como um dos mais importantes da MPB. Antes, o grupo aportou em Piratininga, Niterói, onde criou parte das canções que estão no disco. Milton é, sem dúvida, a certeza de que com ele, nada será como antes.

Agora, a vida de Bituca também passa pelos palcos. Com o musical ‘Os sonhos não envelhecem’, dirigido por Dennis Carvalho e estrelado pelo ator Tiago Barbosa. A atração conta a trajetória do movimento Clube da Esquina e segue rodando o Brasil, chegando na próxima temporada em São Paulo.

Músicas

Segundo o Ecad, “Maria Maria”, parceria com Fernando Brant, foi a música mais regravada até hoje, com 144 gravações cadastradas no banco de dados do escritório, e a  canção mais tocada no Brasil, nos últimos 10 anos, nos principais segmentos de execução pública.

< Áudio do VAR ignora pênalti no Flamengo x Santos: "Tropeçou" Líder do tráfico de comunidade em São Gonçalo é preso <