Dia dos Namorados
'Valentine's Day', por que o dia não é comemorado no Brasil?
O dia dos namorados americano é celebrado 14 de fevereiro
Se você abriu as redes sociais nesta segunda-feira (14) e notou várias declarações amorosas, estreias de filmes românticos no cinemas e emojis de coração em diversas mensagens, saiba que você não dormiu demais e acordou em 12 de junho, o nosso Dia dos Namorados, mas sim porque grande parte das pessoas estão comemorando o 'Valentine's Day' (Dia de São Valentim), também conhecido como o dia dos namorados americano. Mas por que nós, brasileiros, não comemoramos essa data junto com eles?
São Valentim
Apesar das diversas origens de quem foi São Valentim, a mais conhecida e assegurada por historiadores, é a que durante a Idade Média, acreditava-se que os soldados eram melhores nas guerras quando estavam solteiros, por isso, eram proibidos de casar, porém o bispo Valentim realizava casamentos escondidos. Por conta disso, o religioso acabou sendo preso. Durante a sua estadia na prisão ainda recebia cartas de pessoas que acreditavam no amor e agradeciam pela celebração de seus casamentos. Quanto a comemoração ser no dia 14 de fevereiro, acredita-se que tenha sido marcada pelo dia da morte de Valentim, que anos mais tarde foi canonizado como santo.
Por que não no Brasil?
Os principais motivos pelo qual o Brasil não comemora o dia de São Valentim, são por conta da popularidade de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro no Brasil e por uma grande jogada de marketing de João Doria, pai do atual governador de São Paulo, que durante a década de 40 investiu em uma campanha publicitária para a extinta loja Clipper.
O objetivo da publicidade era aumentar as vendas da loja em um mês que não possuía datas especiais. Com isso, o empresário escolheu o dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, para difundir o slogan da loja "não é só com beijos que se prova o amor", que se popularizou e se tornou o dia dos namorados oficial no Brasil.
Apesar dos vários meses de distância entre as duas datas apaixonadas, ambas são comemoradas da mesma forma: com troca de presentes, declarações amorosas e jantares românticos. E mesmo ainda não sendo completamente popular no Brasil, o Dia de São Valentim já começa a despertar o interesse dos namorados brasileiros, que veem uma oportunidade a mais de declarar o seu amor e fazer uma programação especial com o amado.
E você, prefere comemorar o dia dos namorados em fevereiro, junho ou nas duas datas?
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!