Skip to content

Entretenimento

Viradouro já tem samba para homenagear Ciça; ouça

Redação |

Icone do Whatsapp Compartilhe no Whatsapp!
Lucas Alvarenga

A Unidos do Viradouro escolheu, na madrugada de sábado (27), o samba que irá embalar sua jornada no Carnaval 2026. Em uma final repleta de emoção, a escola de samba de Niterói consagrou o Samba 13 como campeão da disputa. A composição será o tema musical do enredo “Pra Cima, Ciça”, uma homenagem ao icônico Mestre Ciça, figura histórica e símbolo da bateria da agremiação.

O samba-enredo foi composto por uma parceria que inclui Cláudio Mattos, o humorista Marcelo Adnet, Renan Gêmeo, Rodrigo Gêmeo, Lucas Neves, Rodrigo Rolla, Ronaldo Maiatto, Bertolo, Silvio Mesquita e Thiago Meiners. Desde o início da disputa, a obra já era apontada como uma das favoritas.

Dois outros sambas também competiram na final de gala da Viradouro: Parceria 16, que abriu a noite de apresentações, é formada pelos compositores Lucas Macedo, Diego Nicolau, Jefferson Oliveira, Vinicius Ferreira, Richard Valença, Miguel Dibo, Orlando Ambrosio, Hélio Porto, Aldir Senna e Wilson Mineira. A interpretação ficou por conta de Zé Paulo.

Parceria 22 reúne os compositores Mocotó, PC Portugal, Arlindinho Cruz, J. Lambreta, André Quintanilha, Rodrigo Deja, Ronilson Fernandes, Renato Pacote, Reinaldo Guimarães e Bira Fernandes, com os intérpretes Vandinho (filho de Wander Pires) e Marquinho Art Samba.

A final da disputa do samba-enredo, foi marcada por uma grande celebração popular, com a quadra lotada e a comunidade cantando em uníssono o samba vencedor.  A escola de samba vermelho e branco será a terceira a desfilar na segunda-feira de Carnaval na Marquês de Sapucaí. Ouça o samba completo:

Confira a letra do samba:

Eu vi… a vida pulsar como fosse canção
milhões de compassos pra eternizar
em cada batida do meu coração
o som que reflete o seu batucar


lá, onde o samba fez berço, do alto do morro

um menino orgulha ismael, bicho novo

forjado nas garras do velho leão

contam, no largo do estácio, o destino em seu passo

que fez pouco a pouco uma chama acender

traz surdo, tarol e repique pro mestre reger

quando o apito ressoa parece magia

num trem caipira, no olhar da baiana

medalha de ouro, suingue perfeito

que marca no peito da escola de samba

se a vida é um enredo, desfilou outros amores

maestro fez do couro sinfonia

na ousadia dos seus tambores

peça perfeita pra me completar

feiticeiro das evocações

atabaque mandou te chamar

pra macumba jogar poeira

firma a caixa pra resistir

o nome de moacyr é legado do mestre caveira

sou eu, mais um batuqueiro a pulsar por você

ciça, gratidão pelas lições que eu pude aprender

e hoje aos teus pés somos todos um nessa avenida

num furacão que nunca vai ter fim

nossa história não encontra despedida

se eu for morrer de amor, que seja no samba

sou viradouro, onde a arte o consagrou

não esperamos a saudade pra cantar

do mestre dos mestres herdei o tambor

Icone do Whatsapp Compartilhe no Whatsapp!
Redação

Redação