Emoção
Adiós, Espanha! Marrocos vence nos pênaltis e se classifica
Seleção vai enfrentar o vencedor entre Portugal e Suíça
A seleção de Marrocos se classificou nos pênaltis contra a Espanha na tarde desta terça-feira (6). A partida, válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar e disputada no estádio Cidade da Educação, terminou empatada em 0 a 0.
A partida gerou grande expectativa. Apesar de favorita, e com o melhor ataque da fase de grupos ao lado da Inglaterra, a Espanha tinha pela frente os vizinhos marroquinos que tiveram, ao lado de algumas seleções (incluindo o Brasil), a melhor defesa da primeira fase, com apenas um gol sofrido.
Nesse clássico confronto entre melhor ataque e melhor defesa, o placar terminou zerado, fazendo com que o jogo fosse para a prorrogação. Agora, a seleção marroquina vai enfrentar o vencedor entre Portugal e Suíça nas quartas de final.
Esta já é a melhor campanha de Marrocos na história das Copas. Em 1986, os africanos chegaram às oitavas de final.
O jogo
A partida começou com total domínio espanhol, lembrando a estreia dos ibéricos na Copa, contra a Costa Rica. A marcação marroquina iniciou baixa, chamando a Espanha para o jogo.
Apesar da posse de bola ofensiva da Espanha, a parede de Marrocos conseguiu conter os avanços. Aos 11 minutos, a primeira grande chance foi justamente dos africanos. Após a equipe sofrer uma falta em contra ataque, o destaque Hakimi cobrou e passou perto de abrir o placar.
Aos 24, após um erro de saída de Marrocos, a Espanha deu um chute perigoso com Gavi, que chegou a bater no travessão, e outro com Ferrán Torres, desviado pelo zagueiro. Foi marcado, no entanto, impedimento da equipe espanhola.
Mesmo com a situação sendo anulada, os europeus ganharam confiança na partida. No minuto seguinte, Asensio recebeu livre na ponta-esquerda da área, mas finalizou na rede pelo lado de fora.
A partir de metade da primeira etapa, a seleção de Marrocos passou a tentar propor a partida. Aos 32, Mazraoui arriscou um chute com a perna esquerda, obrigando Unai Simon a fazer uma grande defesa. Depois dos 40 minutos, os africanos chegaram novamente com algumas oportunidades de cabeça.
Segundo tempo
Os times voltaram do vestiário com a mesma intensidade que deixaram o campo no fim da primeira etapa. O jogo foi jogado, com poucas paradas. Ao seu estilo, a Espanha manteve a posse de bola. E a seleção marroquina seguiu utilizando a marcação baixa para poder explorar contra-ataques.
Com o jogo mais aéreo na reta final, o técnico Luis Henrique colocou o artilheiro Morata aos 18 minutos. A partir daí, foram muitos cruzamentos dos espanhóis.
Faltando 10 minutos para o fim do tempo regulamentar, a equipe marroquina pareceu ter desistido de vencer o jogo nos 90 minutos. Aos 45 da segunda etapa, Morata cabeceou para fora. Cinco minutos depois, o destaque espanhol Olmo cobrou uma falta defendida for Bono. E a partida foi para a prorrogação.
No tempo extra, a Espanha seguiu dominando com muitos cruzamentos. Aos 13 minutos, no entanto, Cheddira chegou cara a cara com o goleiro, mas desperdiçou a chance de abrir o placar para Marrocos.
Aos 24, o mesmo jogador perdeu mais uma oportunidade clara em um contra-ataque marroquino. Já nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação, Sarabia, tinha acabado de entrar e chutou a bola na trave.
Nos pênaltis, a seleção marroquina venceu por 3 a 1 e carimbou seu passaporte para as quartas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!