Talento
Adolescente de Niterói é campeão mundial de luta livre
Enzo Simões, de 13 anos, é patrocinado pela Prefeitura
De Niterói para o mundo. Assim pode ser definida a trajetória do atleta Enzo Simões, de 13 anos, que acaba de conquistar o Campeonato Mundial de Luta Livre Esportiva, na categoria Infanto-juvenil Pluma, pela Confederação Brasileira de Luta Esportiva. Além da importante e recente conquista, o aluno do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Levi Carneiro, no Sapê, já coleciona mais de 250 medalhas, em mais de 300 competições nacionais e internacionais.
O adolescente, que tem o patrocínio da Prefeitura de Niterói, pretende seguir carreira como atleta profissional de MMA (Artes Marciais Mistas, da sigla em inglês) e vê na educação uma importante ponte para o desenvolvimento da disciplina, conhecimento e habilidades. Atualmente, Enzo pratica judô, jiu-jitsu e luta livre, além da iniciação no próprio MMA.
Eu quero ser campeão mundial de jiu-jitsu na faixa preta. Depois disso, quero ser lutador de MMA, que é o meu objetivo final, sempre foi. Quero ser lutador de UFC, que é a maior organização de lutas do mundo
O secretário municipal de Educação, Bira Marques, destacou a importância do apoio aos talentos.
“A união entre educação e esporte leva a um caminho de transformação social. Vamos investir, cada vez mais, em vertentes como essa para desenvolver talentos e oportunizar às crianças o direito de escolher aquilo que elas querem para o futuro”, ressaltou Bira Marques.
Já o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rubens Goulart, disse que o financiamento pela Pasta da ida de atletas da cidade para competições fora tem sido contínuo e inclui aqueles ainda em formação. Ele explica que para obter o apoio o atleta precisa apresentar carta de referência da federação.
Estamos apoiando em todas as vertentes os esportes amadores na cidade
"O Enzo é uma referência na luta livre desde os 10 anos. Temos um olhar especial para atletas como ele, que desde muito cedo participam de competições nacionais e internacionais. E para avançar e evoluir, ele precisa desse apoio", explicou Rubens Goulart.
Enzo já venceu também outros campeonatos importantes em sua categoria. “Sou duas vezes campeão do World Pro, campeonato de jiu-jitsu, em Abu Dhabi. Já fui campeão Pan-Americano Kids e sou duas vezes vice-campeão do Europeu Kids, que é um dos melhores campeonatos do mundo. Sou tricampeão brasileiro e tricampeão sul-americano. No mês que vem, parto para tentar conquistar o tetra continental”, contou Enzo.
Todas essas vitórias vêm de uma rotina de treinos pesada. Enzo conta que antes do treino técnico, ele vai para a academia fazer um exercício específico de força, além de treinos de corrida.
Mesmo com tamanha dedicação ao esporte, Enzo mantém uma rotina disciplinar de estudos é um orgulho da escola Levi Carneiro, segundo a diretora-adjunta da unidade, Ana Paula Moreira Machado.
“Enzo é um exemplo de dedicação, competência e resiliência por tudo o que faz, e com isso acaba proporcionando muitos alunos a seguir seus passos, tanto no esporte quanto nos estudos”, declarou Ana Paula.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!