Esportes

Aluna do IEPIC é medalha de prata no sul americano de wrestling

A aluna do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) Shayanne Vitória da Silva, de 17 anos, é medalha de prata na categoria júnior de wrestling (uma espécie de luta livre onde são utilizadas as mãos do competidor). O campeonato sul-americano cadete de wrestling foi disputado entre os dias 15 e 16 de julho, na Argentina.

A jovem começou na luta olímpica em 2013 e não parou mais. Já são mais de 20 medalhas em torneios estaduais, nacionais e internacionais. Em junho, a atleta conquistou o bronze no Pan-americano Junior, no Peru: “Foi a primeira competição internacional que participei e a que mais me emocionou. Nesse torneio percebi que valeu a pena todo meu esforço”  disse Shayanne.

De manhã ela frequenta a escola e à noite, o treinamento puxado acontece na sede do 12º Batalhão da Polícia Militar, no Centro de Niterói, sob o olhar atento do treinador e professor de luta olímpica, Bira Fernandes, que a acompanha desde o início da carreira.

– Ter dedicação ao esporte é difícil, mas compensa. Por exemplo, uma das coisas que mais gostei nesses anos de convivência com a Shayanne foi quando ela disse que pretende continuar a praticar o esporte e estudar para ter uma vida digna. Isso é muito importante – declarou o treinador.

O secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, acredita que estimular a prática de esportes entre os jovens é um mecanismo importante para transformação social.   “As conquistas representam muito mais do que ganhar de um adversário ou uma disputa por medalhas, mas que estão respeitando seus companheiros e regras, trabalhando em equipe, buscando disciplina e, ainda, que podem ter boas perspectivas em suas carreiras ou vidas pessoais, finalizou.

< Niterói e Maricá ganham guia de trilhas Teste rápido de Hepatite encerra Julho em Niterói <