Esportes

Após casos de Covid-19, 'contatos próximos' são monitorados em Tóquio

Casos de Covid-19 preocupam organização dos Jogos. Foto: Divulgação

Depois de três casos de Covid-19 na equipe sul-africana de futebol, os Jogos Olímpicos de Tóquio enfrentam, nesta segunda-feira (19), o delicado tratamento dos 'contatos próximos', isolados e monitorados, mas que podem continuar treinando.

"Embora seja um 'contato próximo', pode continuar fazendo o mínimo necessário para se preparar para o maior evento esportivo do mundo (23 de julho-8 agosto)", resumiu Pierre Ducrey, diretor adjunto dos Jogos no Comitê Olímpico Internacional.

Já adiados por um ano e organizados em plena propagação das variantes mais contagiosas do novo coronavírus, esses Jogos representam um desafio duplo para os organizadores: garantir a segurança sanitária em um Japão pouco vacinado e preocupado pelo risco de infecção e preservar a equidade esportiva ao mesmo tempo.

Os três primeiros casos positivos detectados na Vila Olímpica, em um integrante da comissão técnica da equipe sul-africana de futebol no sábado e dois jogadores no domingo, levaram à identificação de 21 'contatos estreitos' nesta segunda-feira (19), sobre os quais os organizadores não revelaram mais detalhes.

O Comitê Olímpico tcheco anunciou nesta segunda que um de seus jogadores de vôlei de praia, Ondrej Perusic, testou positivo no domingo (18) na Vila Olímpica, como ocorreu na véspera com um membro da delegação no aeroporto. Ainda não se sabe a quantidade de contatos.

Gazeta Esportiva

< Preso com granada e pistola em Itaboraí Setrerj pede que intervenções na RJ-104 sejam realizadas à noite <