Anúncio
Árbitros vão usar câmeras corporais no Mundial de Clubes
Seis brasileiros estão entre os 117 profissionais de 41 países

Os árbitros do Super Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, vão usar câmeras corporais durante os jogos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) pela entidade, que também confirmou a convocação de 35 árbitros, entre eles os brasileiros Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, e Wilton Pereira Sampaio, de Goiás.
A ideia da Fifa é dar ao público uma nova experiência ao assistir às partidas. “Achamos que é uma boa chance de oferecer aos espectadores uma nova experiência, em termos de imagens feitas de uma perspectiva, de um ângulo de visão nunca oferecido antes”, disse Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da Fifa.
Segundo ele, a novidade também tem utilidade para o treinamento da arbitragem. “Ver o que o árbitro vê é importante na revisão pós-jogo”, completou Collina.
Essa será a primeira vez que Ramon Abatti Abel participa de uma competição profissional da Fifa. No ano passado, ele apitou quatro jogos do Mundial Sub-20, na Argentina. Já Wilton Pereira esteve na Copa do Mundo do Catar, em 2022, e comandou a partida entre França e Inglaterra, nas quartas de final.
Além dos árbitros principais, foram convocados 58 assistentes, com quatro brasileiros entre eles: Rafael Alves, Bruno Boschilia, Danilo Manis e Bruno Pires. Na equipe de árbitros de vídeo, foram selecionados 24 profissionais, mas nenhum do Brasil.
Congratulations to the 117 match officials who will be heading to the @FIFACWC! 👏#TakeItToTheWorld pic.twitter.com/FeOMqBEDx1
— FIFA (@FIFAcom) April 14, 2025
A Fifa também divulgou novas regras para os goleiros: se segurarem a bola por mais de oito segundos durante a reposição, o adversário ganha um escanteio.
O Super Mundial será disputado por 32 times, entre eles Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Esta será a primeira edição do torneio com esse novo formato.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!