Ele merece!
Astro do Real Madrid fica perto de ser Cidadão Niteroiense; entenda
Vini Jr, cria de São Gonçalo, deve receber honraria na Câmara
Aspirante à Bola de Ouro 2024, o gonçalense Vinícius Júnior, de 23 anos, está perto de receber o título de Cidadão Niteroiense — uma das maiores honrarias do legislativo municipal. A matéria será apreciada por vereadores de Niterói, na tarde desta terça-feira (2).
"[Ele] é uma das principais estrelas do atual time do Real Madrid e da Seleção Brasileira de Futebol. No Real, se sagrou recentemente campeão pela Liga dos Campeões da UEFA; quebrando marcas históricas não só pelo clube marilenho, como da própria Liga Europeia de Futebol", argumenta o parlamentar Paulo Eduardo Gomes (Psol), autor da iniciativa.
Leia+: Vini Jr. é eleito o melhor jogador da Champions League
Leia+: Boleiros de São Gonçalo cravam Bola de Ouro para Vini Jr.
Leia+: Acusados de racismo contra Vini Jr são condenados; jogador desabafa
Entre diversas marcas históricas, o atacante Vini Jr. foi o primeiro jogador brasileiro a marcar em mais de uma final da maior competição entre clubes europeus, além de ser atuante na luta antirracista.
O texto legislativo destaca que o atleta tem raízes de uma família humilde do município vizinho – São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, além do legado generoso e comunitário que carrega.
"Vinícius sempre lutou por um pouco mais de justiça social: mesmo com o pouco que tinham, [ele e a família] realizavam a distribuição de alimentos e brinquedos para os vizinhos em condições mais escassas que as da família. Em sua formação, foi através de uma bolsa de estudos, em uma escola privada no município por sua performance no esporte bretão, que termina seus estudos", diz.
Na justificativa da honraria, também foi citado os ataques racistas, sofridos por Vini Jr, das torcidas de clubes espanhóis e de todo o continente europeu. Além da condenação dos acusados, em sentença inédita na Espanha.
"Em um dos casos, ocorrido em maio de 2023, durante uma partida entre o Real Madrid e o Valencia, pela Liga Espanhola, que os torcedores do Valencia realizaram ataques racistas contra o jogador. Os torcedores autores do ato foram condenados em junho de 2024 por racismo pela justiça espanhola – abrindo assim um precedente fortuito na luta antirracista em um dos países fiadores do período da escravidão", enfatizou o vereador Paulo Eduardo Gomes.
A inauguração do Instituto Vini Jr, que atua em cidades da Região Metropolitana do Rio e na capital, garantindo educação e capacitações e ciclos de formação antirracistas, no sentido de erradicar o racismo na sociedade, também foi citado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!