Paris 2024
Atleta condenado por estupro é vaiado na estreia do vôlei de praia
Steven van de Velde foi condenado em 2016
A estreia de Steven van de Velde no vôlei de praia nas Olimpíadas de Paris 2024 foi marcada por uma reação do público. O atleta holandês, que cumpriu pena por estupro, enfrentou vaias e aplausos quando foi apresentado antes de sua primeira partida, realizada neste domingo (28) na Arena Paris La Défense, aos pés da Torre Eiffel.
Van de Velde, condenado em 2016 por forçar uma menina de 12 anos a ter relações sexuais no Reino Unido, viu seu caso ressurgir com a qualificação para os Jogos de Paris como parte de uma das principais duplas holandesas. A condenação original levou à perda dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, e após um ano de detenção no Reino Unido e ajustes na pena na Holanda, o atleta retornou às competições em 2017.
Durante o aquecimento para a partida, a recepção foi relativamente silenciosa, com apenas algumas vaias. No entanto, a apresentação formal provocou uma onda mais significativa de críticas misturadas com aplausos. Seu parceiro de equipe, Matthew Immers, e os demais jogadores presentes no evento haviam recebido apenas aplausos até então.
Boos -and some applause - as Steven van de Velde, who was convicted of raping a 12-year-old British girl when he was 19, enters the Stadium with his partner Matthew Immers. The boos were more audible when he was later introduced separately #PARIS2024 pic.twitter.com/yJGjxXKzE9
— Alexandra Topping (@LexyTopping) July 28, 2024
A Federação Internacional de Vôlei, em resposta às contestações, afirmou que não havia base legal para barrar a participação de Van de Velde, já que ele se qualificou de acordo com as regras do circuito internacional. O atleta, que não está hospedado na Vila Olímpica e não terá contato com outros membros da delegação holandesa, também não concederá entrevistas durante os Jogos. Van de Velde descreveu seu crime como "o maior erro da minha vida" após assegurar sua vaga olímpica.
Nas areias, Van de Velde e Immers foram derrotados pelos italianos Ranghieri e Carambula por 2 sets a 1, com parciais de 22/20, 19/21 e 15/13.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!