Logo Enfoco


    Chaveamento

    Atletas de Maricá avançam no Tiro com Arco na Olimpíada de Paris

    Competições desta quinta definiram os confrontos da modalidade

    Publicado 25/07/2024 às 20:24 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Vinícius d'Almeida é atualmente o número 1 do ranking mundial da modalidade
    Vinícius d'Almeida é atualmente o número 1 do ranking mundial da modalidade |  Foto: Divulgação / Gabriel Ferreira

    Os atletas Ana Luiza Caetano e Marcus Vinícius d’Almeida, integrantes do projeto Maricá Cidade Olímpica da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, estrearam nesta quinta-feira (25) nos Jogos Olímpicos de 2024, que acontece em Paris, na França – cuja cerimônia de abertura acontece às 14h (horário de Brasília) desta sexta (26).

    A dupla maricaense abriu a participação brasileira nos jogos desse ano. Ambos participaram da fase de ranqueamento individual do arco recurvo e avançaram às eliminatórias.

    Ana Luiza Caetano, além de fazer sua estreia em olimpíadas, foi a responsável pela primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos de 2024. A atleta de Maricá fez a maior pontuação de sua carreira em competições internacionais, alcançando 660 pontos após 12 rounds de seis tiros cada – a jovem de 21 anos finalizou a disputa em 19º lugar entre os 64 arqueiros que participaram da competição.

    Aspas da citação
    Foi feliz demais esse início ao ser a primeira atleta do Brasil a competir nestes Jogos. Foi uma prova muito intensa e puxada mentalmente. Eu estava ali tentando trazer um pouco dessa energia e dessa dinâmica dos combates ao atirar três flechas, depois mais três para estabelecer um ritmo. Deu certo, foi bom.
    Ana Luiza Caetano Atleta do Tiro com Arco
    Aspas da citação

    Já Marcus d’Almeida, que tem 26 anos e é o número 1 do ranking mundial de Tiro com Arco, terminou na 17ª colocação, com 673 pontos. Com o resultado obtido, além de se garantir na fase eliminatória, a soma da pontuação dele com a alcançada por Ana Luiza, os atletas do Maricá Cidade Olímpica garantiram presença na disputa de duplas mistas.

    Aspas da citação
    O principal era classificar a equipe mista, que foi o que a gente fez. Agora é seguir o plano, intensificar os treinamentos também para o misto. Estamos prontos, sabemos o que precisamos fazer na hora. Agora é ter calma e trabalhar bem até o dia da prova.
    Marcus d'Almeida atleta do Tiro com Arco
    Aspas da citação

    Marcus d’Almeida, durante a disputa, também alcançou a sua melhor marca olímpica – vale lembrar que o atleta também disputou os jogos olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, e Tóquio, disputados em 2021 por conta da pandemia de covid-19 em 2020.

    Atletas voltam a competir na próxima terça 

    Ana volta a competir contra a eslovena Zana Pintaric. A competição acontece na próxima terça-feira (30), às 7h30 (horário de Brasília). Marcus Vinícius d’Almeida vai enfrentar, primeira eliminatória, o ucraniano Mykailo Usach, no mesmo dia, mas às 8h18 (horário de Brasiília). Caso se classifiquem, os arqueiros farão os confrontos de oitavas, quartas, semifinais e final no dia 04 de agosto.

    Nessa primeira fase, cada um dos 64 atletas atirou 72 flechas buscando a pontuação máxima (720 pontos). A partir do ranqueamento, fica determinado o chaveamento da fase de confrontos diretos (sendo o melhor contra o pior. Exemplo: 1º x 64º, 2º x 63º, 3º x 62º, e assim sucessivamente).

    Na segunda etapa, os atletas competem em pares, lado a lado, por cinco sets com três flechas em cada. O arqueiro que alcançar a maior pontuação no final de cada set ganha dois pontos. Quem vencer três sets (e, consequentemente, atingir seis pontos), é declarado vencedor e avança de fase. Caso haja empate ao final de cinco sets, um único tiro de desempate é realizado.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Dupla acusada de sequestrar empresária é presa no Rio

    Próximo artigo
    >

    Cursos gratuitos para pessoas com deficiência em Niterói

    Relacionados em Esportes