Chocolate

Baila, Brasil! Seleção goleia a Coreia e passa de fase na Copa

Brasileiros irão enfrentar a Croácia nas quartas de final

Voltando de lesão, Neymar marcou o segundo gol na goleada do Brasil
Voltando de lesão, Neymar marcou o segundo gol na goleada do Brasil |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF
  

Deu Brasil! Em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, a Seleção Brasileira goleou a Coreia do Sul nesta segunda-feira (5), pelo placar de 4 a 1 no Estádio 974. Os gols da partida foram marcados por Vini Jr, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá. Pelo lado sul-coreano, Paik Seung-Ho descontou.

Enfrentando uma seleção asiática pela primeira vez em um mata-mata de Copa do Mundo, o Brasil não deu mole para o azar e confirmou o favoritismo. Nos primeiros minutos de jogo, se viu uma Seleção tentando ficar mais com a bola e trocando passes em velocidade e tentando explorar as pontas de ataque, principalmente pelo lado esquerdo com Vini Jr.

E foi justamente com ele que o Brasil abriu o placar. Logo aos 6 minutos de jogo, em bela troca de passes da Seleção, Raphinha chegou pela ponta direita, foi até a linha de fundo e cruzou pra trás na área. A bola passou por todo mundo e chegou até Vini Jr. Sozinho, ele dominou e finalizou com categoria no ângulo. Golaço e placar aberto no estádio 974.

Na comemoração, os jogadores partiram para a dancinha - comemoração clássica durante os gols do Brasil. E a dança do momento foi o 'Pagodão do Brimbola', do grupo Os Quebradeiras, de Niterói. Vale lembrar que o atacante Vini Jr. é de São Gonçalo, cidade vizinha da cidade sorriso.

O grupo ficou famoso por fazer releituras de 'Tchubirabirom', do Parangolé e misturar funk com pagode, sendo um sucesso nas redes sociais. Os jogadores afirmaram que em todas as vezes que fizerem gol nessa Copa, eles irão dançar o hit dos niteroienses.

Jogadores comemoraram o primeiro gol com a dancinha que é hit, do grupo Os Quebradeiras, de Niterói
Jogadores comemoraram o primeiro gol com a dancinha que é hit, do grupo Os Quebradeiras, de Niterói |  Foto: Divulgação/Fifa
  

Voltando para o jogo, em ritmo alucinante, o Brasil conseguiu ampliar o placar logo em seguida. Aos 10 minutos, Richarlison se antecipa ao zagueiro dentro da área e sofreu pênalti. Na cobrança, Neymar - que voltou após lesão no tornozelo - bateu com categoria, deslocando o goleiro Kim Seung-Gyu e fazendo 2 a 0 no placar. Esse foi o primeiro gol de Neymar na Copa.

A Coreia do Sul só conseguiu chegar pela primeira vez com 16 minutos. Hee-Chan recebeu na entrada da área, ajeitou para a direita e mandou uma bomba no gol. Alisson voou e fez uma linda defesa, espalmando para escanteio.

No minuto seguinte, mais uma chegada dos coreanos. Após cobrança de escanteio, Hwang ficou com a sobra e chutou forte por cima do gol, assustando o time brasileiro.

Mas o dia era do Brasil. Em seu melhor estilo futebol arte, a Seleção conseguiu ampliar o placar. Aos 28 minutos, Richarlison recebeu na intermediária, fez uma embaixadinha com a cabeça, puxou para o meio e tocou para Casemiro, que serviu ara Marquinhos.O zagueiro tocou para Thiago Silva na entrada área e de primeira - quase como um 10 - tocou de primeira para Richarlison, que saiu na cara do gol e chutou rasteiro na saída do goleiro. Golaço!

Na comemoração, outro momento inusitado. O camisa 9 partiu em direção ao banco de reservas e fez o técnico Tite dançar a dancinha do Pombo - comemoração clássica do atacante - junto com os jogadores.

Em um primeiro tempo espetacular, o Brasil conseguiu o quarto gol antes de ir para o intervalo. Com uma Coreia completamente entregue e nocauteada, a Seleção Brasileira chegava com facilidade no ataque. Neymar recebeu no meio e abriu para Vini Jr. na esquerda. O atacante dominou e cruzou na medida para Lucas Paquetá, que chegou batendo de primeira sem deixar a bola cair. Esse também foi o primeiro gol de Paquetá na Copa. 

Mesmo com o jogo praticamente decidido, o Brasil continuava buscando o ataque e perdia chances de aplicar uma goleada histórica ainda no primeiro tempo. Já nos últimos minutos da primeira etapa, Paquetá e Richarlison perderam dois gols na cara. 

Na primeira chance, o meia ex-Flamengo recebeu passe de Raphinha na direita, que tentou o chute com a perna esquerda. Mas a finalização saiu fraca e o goleiro coreano pegou. Em seguida, num contra ataque muito veloz, Richarlison recebeu com liberdade na direita, invadiu a área e bateu cruzado. O goleiro Kim Seung-Gyu defendeu com o pé, evitando o quinto gol brasileiro.

Segundo tempo

Na volta para a segunda etapa, a Coreia fez duas alterações para tentar mudar o panorama da partida. Mas quem voltou mais ligado foi o Brasil. Mantendo o ritmo do primeiro tempo, a Seleção teve uma boa oportunidade logo no primeiro minuto. 

Em ataque pelo lado direito, Raphinha recebeu, puxou para a esquerda, invadiu a área e chutou. A bola desviou e ficou fraca para o goleiro coreano fazer a defesa.

No ataque seguinte, a resposta da Coreia. Mesmo com um placar praticamente irreversível, os coreanos não queriam se mostrar abatidos. Em disputa na grande área, Son ganhou na força e bateu colocado com a perna direita.  Alisson saiu bem na jogada, fechou o ângulo e fez uma linda defesa.

Aos 8 minutos, foi a vez da Seleção Brasileira chegar mais uma vez. Raphinha recebeu, avançou pela ponta direita da área, driblou dois marcadores e bateu forte cruzado de esquerda e obrigou o goleiro Kim Seung-Gyu a fazer uma linda defesa.

Em sua melhor partida na Copa com a camisa da Seleção, Raphinha - mesmo não marcando gol - tinha participação fundamental na partida. Praticamente todas as jogadas saiam dos pés do camisa 11. Em jogada quase idêntica, o atacante recebeu de Neymar, tirou o marcador da jogada, puxou para a direita e chutou, para mais uma defesa do goleiro coreano.

Aos 22 minutos, a Coreia chegou com perigo. Após levantamento pra área, a bola sobrou com Hwang, que dominou, mandou uma bomba para o gol e Alisson fez mais uma grande defesa. Porém, o impedimento foi marcado em seguida.

Tentando administrar a partida, o técnico Tite resolveu fazer algumas alterações para poupar a equipe para a próxima partida. O comandante sacou Éder Militão, Danilo e Vini Jr., para a entrada de Daniel Alves, Bremer e Gabriel Martinelli, respectivamente.

Com a goleada no placar, o Brasil começou a relaxar na partida e a Coreia do Sul conseguiu descontar no placar. Em bola lançada para a área brasileira, Casemiro afastou a bola parcialmente, que sobrou para Paik Seung-Ho. O volante dominou e acertou um lindo chute com a perna esquerda de fora da área. A bola ainda desviou de leve no zagueiro Thiago Silva e entrou no canto esquerdo do goleiro Alisson, que nada pôde fazer.

Os sul-coreanos começaram a gostar do jogo e partiram pra cima do Brasil. Logo depois do gol marcado, Gue-Sung recebeu a bola por cima na área e chutou firme, obrigando o goleiro Alisson a fazer mais uma grande defesa. Mas para o alívio dos brasileiros, a jogada não valeu, pois foi assinalado o impedimento.

Caminhando para o final da partida, a classificação encaminhada e com o crescimento da Coreia no jogo, o Brasil tentava ficar mais com a bola para fazer o tempo passar e administrar a partida.

Aos 43 minutos, Martinelli invadiu a linha de fundo pelo lado esquerdo e cruzou para a área na segunda trave. Sozinho, Daniel Alves acertou um chute de voleio, mas a bola explodiu na marcação e saiu em escanteio. Esse foi o último lance de perigo da Seleção na partida.

Com a vitória e em busca do hexacampeonato, o Brasil está classificado para as quartas de final da Copa do Mundo e irá enfrentar a Croácia, na próxima sexta-feira (9), às 12h (horário de Brasília), no estádio Cidade da Educação.

< Morre avó da atriz Bárbara Borges, de 'A Fazenda' Casal de idosos é feito refém em Jaconé, Saquarema <