Fora

Beijo em jogadora: FIFA suspende provisoriamente Luis Rubiales

Dirigente espanhol ficará 90 dias afastado

Dirigente espanhol não poderá participar de atividades relacionadas ao futebol
Dirigente espanhol não poderá participar de atividades relacionadas ao futebol |  Foto: Reprodução/SporTV

Com base no artigo 51 do Código Disciplinar da FIFA, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio, anunciou neste sábado (26) a aplicação de uma suspensão provisória a Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que abrange todas as atividades relacionadas ao futebol, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Esta suspensão, que entrará em vigor a partir deste sábado (26), terá uma duração inicial de 90 dias, e será mantida enquanto o processo disciplinar em curso contra Rubiales, aberto por esta Comissão Disciplinar em 24 de agosto, estiver em andamento.

Leia+: Beijo em jogadora: espanholas decidem boicotar convocações

O gesto de Luis Rubiales ao beijar Jennifer Hermoso, imediatamente após a vitória da seleção espanhola na Copa do Mundo de futebol feminino, gerou controvérsias. Ele afirmou que o beijo foi consentido.

A jogadora confirmou a versão do dirigente, mencionando que ele havia perguntado se poderia dar-lhe um beijo durante a cerimônia de entrega de medalhas, mas ela admitiu que não ficou satisfeita com o gesto. A Espanha conquistou um título inédito ao vencer a Inglaterra na final.

Da mesma forma, Placio emitiu duas diretivas adicionais (artigo 7 CDF) a fim de proteger, entre outros aspectos, os direitos fundamentais da jogadora Hermoso e "a boa ordem do procedimento disciplinar que tramita perante este órgão disciplinar". Através dessas diretrizes, ele instruiu "Luis Rubiales que se abstenha, através dele ou de terceiros, de contatar ou tentar contatar Jennifer Hermoso ou seu ambiente próximo".

Desta maneira, tanto a RFEF quanto seus dirigentes ou funcionários, diretamente ou por intermédio de terceiros, estão obrigados a evitar qualquer forma de comunicação com a jogadora.

De acordo com a FIFA, a decisão foi comunicada a Rubiales, à RFEF e à UEFA neste sábado, para ser devidamente observada. A organização também ressaltou por meio de um comunicado que "o Comitê Disciplinar da FIFA não fornecerá mais informações sobre esses processos disciplinares até que uma decisão final seja tomada".

A FIFA reafirmou seu compromisso inabalável "em respeitar a integridade de todas as pessoas e, portanto, condena com o máximo vigor qualquer comportamento em contrário".

< Estudos mostram aumento de doadores após Faustão ser internado ‘Samurai de BH’ usa katana e evita roubo de bicicletas <