Copa do Mundo

Bélgica resiste à pressão canadense e vence em sua estreia na Copa

Courtois pegou um pênalti e foi o grande destaque da partida

Batshuayi comemora gol marcado contra o Canadá
Batshuayi comemora gol marcado contra o Canadá |  Foto: Reprodução/Rede social
  

Foi no sufoco! Em jogo válido pelo grupo F, a boa geração da Bélgica sofreu e contou com a estrela de Courtois - que pegou um pênalti - para vencer a seleção do Canadá por 1 a 0, na tarde desta quarta-feira (23), no estádio Ahmad Bin Ali. O gol salvador da partida foi marcado por Batshuayi.

Com expectativa de um jogo bastante movimentado, a primeira chance veio logo com menos de um minuto de partida. Após saída errada do zagueiro Johnston, do Canadá, Batshuay arriscou de fora da área e Borjan defendeu sem dar rebote.

A resposta do Canadá veio no lance seguinte com uma boa troca de passes em velocidade, até a chegada de Eustáquio, que recebeu e finalizou de dentro da área, mas a bola foi bloqueada pela defesa.

Aos 7 minutos, em uma cobrança de escanteio, Buchanan chutou com desvio e Courtois defendeu,. Os canadenses reclamaram de toque de mão e pediram penalidade. O árbitro da partida foi chamado para consultar o VAR e decidiu pela marcação do pênalti.

Porém, do outro lado tinha Courtois, eleito o melhor goleiro do mundo. Na cobrança, Davies bateu rasteiro no canto direito e o goleiro belga fez a defesa, evitando o primeiro gol na partida.

O pênalti perdido não abalou os canadenses, que mantiveram o ritmo e continuaram pressionando. Tanto que com 15 minutos de jogo, o número de finalizações era de oito para o Canadá e somente uma para a Bélgica. No entanto, a seleção vermelha e branca não conseguia converter em gol.

Com o passar do tempo, os belgas começaram a ficar mais com a bola e tentar controlar a partida, principalmente com a qualidade de De Bruyne. E foi assim, aos 22 minutos, que conseguiu chegar com perigo. Hazard dominou e cruzou para Tielemans. Ele tocou para Batshuay, que finalizou, mas a bola bateu em Miller e saiu em escanteio. 

Porém, quem continuava melhor na partida, surpreendentemente, era o Canadá. Aos 29 e 30 minutos, tiveram mais duas boas chances. Na primeira, Johnston finalizou com força, e Courtois fez mais uma boa defesa, sendo o grande nome da partida até o momento. Logo depois, outra chegada dos canadenses. Hoilett cruzou da direita na cabeça de Jonathan David, que cabeceou por cima do gol.

Caminhando para o final do primeiro tempo, Laryea caiu dentro da área após disputa com Witzel e pediu pênalti novamente. O lance foi revisado pelo VAR e o árbitro mandou o jogo seguir.

Em um primeiro tempo com total domínio do Canadá, em um descuido, a Bélgica chegou e conseguiu abrir o placar. Alderweireld fez um lindo lançamento ligando Batshuayi no ataque, que recebeu na área e chutou forte cara a cara com o goleiro para balançar a rede. 1 a 0 para a Bélgica, aos 43 minutos do primeiro tempo.

Segundo tempo

A segunda etapa começou assim como o primeiro tempo, com o Canadá indo pra cima e buscando o gol. Logo com dois minutos, Eustáquio driblou De Bruyne e cruzou na medida para Jonathan David, que desviou de cabeça e mandou à direita do goleiro Courtois.

Porém, o jogo foi ficando num ritmo mais lento, com a Bélgica tentando administrar a partida e não se arriscando muito, tendo em vista as zebras que estão acontecendo nessas primeiras rodadas de Copa.

Sendo uma das favoritas para chegar nas fases finais do mundial, os belgas não quiseram dar mole para o azar e correr risco, com medo de desperdiçar pontos importantes para a sequência da competição.

Aos 21 minutos, De Bruyne puxou contra ataque em velocidade, fez boa jogada e rolou a bola para Batshuay na entrada da área, que não percebeu a chegada da marcação e foi travado na hora de finalizar.

Todo o ímpeto dos canadenses não se repetiu ao longo do segundo tempo, que já começava a se mostrar um time cansado. Com isso, o técnico John Herdman fez algumas alterações para tentar dar um gás novo para o time.

Enquanto a Bélgica se fechava para conseguir manter o resultado, o Canadá tentava ficar mais com a bola e explorar mais os lados de campo, mas parava na boa defesa adversária.

Somente aos 34 minutos da etapa final que os canadenses conseguiram chegar com perigo, justamente pelo lado do campo em bola aérea. Johnston recebeu na linha de fundo e cruzou na medida para Larin, que desviou de cabeça na direção do gol e Courtois voou para defender sem dar rebote.

O Canadá sofreu com o famoso ditado do futebol: quem não faz, leva. O time até pressionou e foi melhor durante boa parte do jogo. Porém, desperdiçou boas chances e também perdeu um pênalti. Enquanto o time da Bélgica foi mais cirúrgico e competente, marcando quando teve a oportunidade.

Com a vitória, a seleção da Bélgica assume a liderança do grupo F com três pontos, enquanto Croácia e Marrocos aparecem empatados com um ponto cada. Já o Canadá, está na lanterna do grupo, com zero pontos. As equipes voltam a campo no próximo domingo (27).

< Falso policial civil é preso acusado de praticar roubos no Rio Camisas falsificadas da Seleção são apreendidas em Jacarepaguá <