Esportes

Botafogo embala quatro vitórias seguidas e se aproxima do G4; Vasco na cola

Botafogo encaixou e venceu quatro partidas seguidas. Foto: Vitor Silva
Botafogo encaixou e venceu quatro partidas seguidas. Foto: Vitor Silva |  Foto: Vitor_Silva

O Botafogo venceu a Ponte Preta na noite deste domingo (8), no Estádio Nilton Santos, por 2 a 0, e emplacou sua quarta vitória consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Alvinegro chegou à oitava colocação com 25 pontos - apenas dois atrás do G4.

O clube de General Severiano vive ótima fase desde a chegada do técnico Enderson Moreira, contratado para substituir o demitido Marcelo Chamusca. Com 100% de aproveitamento em quatro jogos, ele mudou a postura da equipe em campo ainda que utilizando praticamente as mesmas peças.

Antes na segunda metade da tabela, flertando com a zona de rebaixamento, o Botafogo se reencontrou na competição e já sonha com as primeiras posições. Com a arrancada, o time está apenas dois pontos atrás do Goiás, quarto colocado, e a cinco do líder Náutico, que vem oscilando na competição e nesta rodada foi goleado em casa pelo ex-lanterna Confiança.

No entanto, a missão de entrar no grupo dos classificados à Série A ainda no primeiro turno não será fácil. A metade superior da tabela está embolada e apenas seis pontos separam o primeiro do 11º lugar - o Operário-PR, que recebe o Alvinegro na próxima rodada, a penúltima da metade inicial da competição. O clube paranaense vem de vitória fora de casa sobre o Remo, por 1 a 0, mesmo atuando com um a menos desde os quatro minutos de jogo.

Rival de olho

O Botafogo não está sozinho na briga pelo acesso. Isto porque o rival Vasco da Gama, após vencer o Vitória por 1 a 0 no Nordeste, também se recolocou na disputa. O clube ainda busca ajustes em campo após a chegada do técnico Lisca Doido, mas obteve um importante triunfo e também chegou aos 25 pontos - ficando atrás do Bota por conta do saldo de gols.

As duas equipes cariocas têm campanhas idênticas, com sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas. No entanto, o Botafogo marcou 23 gols contra apenas 20 do Vasco; na defesa, o Alvinegro sofreu 18 tentos, contra 17 do Cruz-Maltino. O diferencial, portanto, é basicamente o confronto direto - vencido pela equipe de Enderson por 2 a 0.

Na teoria, o confronto do time de São Januário é mais tranquilo na próxima rodada - contra o Vila Nova, 14º colocado, jogando em casa. Dependendo dos resultados da rodada, o clube já pode entrar no G4, mesmo que provisoriamente.

< Auxílio emergencial liberado para trabalhadores nascidos em maio Acidente de trânsito deixa três mortos na Florália, em Niterói <