Série A

Botafogo joga mal e é derrotado pelo Cuiabá fora de casa

Gatito falha nos dois gols em Mato Grosso

Lucas Fernandes não repetiu boa atuação da última partida
Lucas Fernandes não repetiu boa atuação da última partida |  Foto: Vitor Silva/BFR
 

O Botafogo não conquistou a terceira vitória consecutiva jogando fora de casa no Brasileirão. Pela 16ª rodada, Diante do Cuiabá, o time carioca jogou mal e foi derrotado por 2 a 0 na Arena Pantanal, neste domingo (10). Os gols foram marcados por Alesson e André Luís, em duas falhas de Gatito Fernández. 

Com muito barulho vindo do setor visitante, o Botafogo se sentia em casa mesmo jogando no Mato Grosso. Incentivado pela torcida, o Alvinegro começou indo para cima e teve a primeira chance logo aos 2 minutos, quando Lucas Fernandes arriscou de fora da área e mandou por cima da meta do goleiro Walter.

Logo o Cuiabá igualou a posse de bola, tentando chegar pelos lados e alçando a bola na área à procura de Rodriguinho. Valdivia, aberto pelo lado esquerdo, também era muito acionado, fazendo com que os visitantes recuassem as linhas e se afastassem do campo de ataque.

A primeira descida perigosa dos donos da casa foi aos 9 minutos. Valdivia tabelou com Rodriguinho e recebeu em profundidade na linha de fundo. De canhota, ele cruzou rasteiro, buscando Alesson, mas Daniel Borges cortou no meio do caminho evitando a finalização.

A postura ofensiva inicial do Botafogo, que apresentou como cartão de visitas uma linda caneta de Patrick de Paula em um dos primeiros lances, ficou mais tímida com o passar do tempo. Aos 15, era o Dourado quem dominava as ações na Arena Pantanal - ainda que sem exigir intervenções de Gatito Fernández.

O placar foi aberto aos 21 minutos. Rodriguinho aproveitou bola recuperada na intermediária, girou o jogo e deixou com Uendel na esquerda. O lateral arriscou de longe e Gatito espalmou mal, mandando nos pés de Alesson. O atacante apenas empurrou para o gol e colocou o Cuiabá na frente.

A partir do gol, o Botafogo passou a ter mais posse de bola, mas sem saber utilizá-la. Rodando o jogo e sem encontrar espaços, o time parecia engessado e errava muitos passes e tomadas de decisão. O goleiro Walter era mero espectador.

O jogo ficou amarrado e concentrado na zona central do campo, com pouca emoção e quase nenhum lance de perigo. Estático e pouco inspirado, o Alvinegro nem chegou perto de buscar o empate - enquanto o Dourado se acomodou com a vantagem obtida no gol de Alesson.

Segundo tempo


O técnico Luís Catro manteve a formação tática com três zagueiros, mas voltou para a etapa complementar com o meia Chay no lugar de Del Piage. Mesmo com a alteração ofensiva, o Alvinegro seguiu sendo pressionado pelo Cuiabá nos primeiros minutos. 

Apesar de Chay ter entrado mais participativo do que o restante do time, a alteração não surtiu efeito em relação ao panorama do jogo - que seguia concentrado na região cental do gramado e com poucas oportunidades criadas de ambas as partes.

Com muita transpiração e pouca inspiração, o jogo tinha mais faltas duras do que chutes a gol. Os lances de maior perigo eram os cruzamentos na área, quase sempre cortados pelos sistemas defensivos. Faltava criatividade aos dois times no último terço.

Aos 24, o Botafogo teve ótima chance para empatar. Lucas Fernandes abriu na direita com o lateral Daniel Borges. Ele cruzou à meia altura e a bola passou na frente do gol de Walter. Erison quase desviou e, no rebote, Chay foi travado na hora da finalização.

Com pouco tempo para correr atrás do placar, Castro desmontou o esquema com três zagueiros ao substituir Philipe Sampaio pelo ponta Jefinho. No entanto, logo na sequência, teve seus planos prejudicados pela expulsão do lateral-esquerdo Hugo após entrada dura revisada pelo VAR.

Mesmo com um a menos, o Alvinegro se lançou ao ataque. Aos 31, com Erison, e aos 33, com Jefinho, o time carioca viu suas finalizações pararem nas mãos de Walter. Mesmo sem muito padrão de jogo, os visitantes tentavam uma blitz na reta final do duelo.

Aos 38, Igor Cariús cruzou da esquerda, Rodriguinho ajeitou para o meio e Marcão chutou de primeira. Gatito aceitou de novo e espalmou nos pés de Cariús, que empurrou para o gol. No entanto, após ser revisado pelo VAR, o gol foi anulado por impedimento.

Mesmo com 10 minutos de acréscimo, foi o Cuiabá quem terminou o jogo atacando. Aos 47, em lance pela esquerda, Daniel Borges puxou André Luís e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o Botafogo com apenas nove jogadores em campo.

Aos 53 minutos, Rafael Gava foi lançado pela esquerda e deixou André Luís em condições de disparar rumo ao gol. Frente a frente com o goleiro, ele finalizou torto, mas contou com mais um vacilo de Gatito para marcar o segundo e dar números finais à partida.

Com a vitória, o Cuiabá deixou a zona de rebaixamento ao chegar aos 19 pontos, saltando para a 13ª posição. Já o Botafogo permaneceu com 21, caindo para o 10º lugar na tabela. 

< FURIA perde em jogo disputado e está eliminada do IEM Cologne 2022 Um império em ruínas: todas as igrejas de Flordelis estão fechadas <