Brasileirão

Botafogo perde do Corinthians e mantém escrita negativa em Itaquera

Timão jogou o suficiente para vencer pela vantagem mínima

Torcida do Corinthians homenageou o goleiro Cássio com bonito mosaico
Torcida do Corinthians homenageou o goleiro Cássio com bonito mosaico |  Foto: Divulgação/SCCP
 

Não foi dessa vez que o Botafogo conquistou sua primeira vitória na Neo Quimica Arena. Neste sábado (30), o time de Luis Castro jogou mal e foi derrotado pelo Corinthians por 1 a 0, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 43 mil pessoas e muitas homenagens ao goleiro Cássio - que completou 603 jogos pelo clube.

O jogo começou disputado, com a posse de bola dividida e poucas chances de gol. Os primeiros avanços foram do time carioca, que cruzou duas bolas perigosas na área mas não conseguiu finalizar no gol de Cássio. O Timão, um pouco desentrosado, não conseguiu impor a blitz de outros jogos como mandante.

Logo aos 12 minutos, o Botafogo perdeu o lateral-esquerdo Marçal, lesionado. Ele, que chegou nesta segunda janela e vinha agradando muito a torcida e o técnico Luís Castro, sentiu um problema na parte posterior da coxa depois de uma dividida e foi substituído pelo jovem Hugo, antigo dono da posição.

O Corinthians quase abriu o placar aos 18 minutos. Depois de boa jogada de Gustavo Mosquito, a bola chegou até Roger Guedes, que abriu na ponta direita para o estreante Fausto Vera. Ele pegou de primeira e mandou na rede pelo lado de fora, levantando a torcida na arquibancada.

O gol saiu aos 26 minutos. Mezenga errou na saída de bola e foi driblado por Gustavo Mosquito. Na sequência, o atacante deu outro bonito drible em Philipe Sampaio e colocou de canhota no cantinho de Gatito, que nada pôde fazer. O time da casa saiu na frente no momento em que tinha menos a bola.

O gol desestabilizou os visitantes, que já não conseguiam mais trocar passes na intermediária à procura de espaços. O Corinthians, por sua vez, passou a jogar mais no campo de ataque, dando muito trabalho à defesa adversária. O gol deu confiança ao sistema ofensivo, que passou a controlar mais o jogo.

Nos últimos 10 minutos, pouquíssimas emoções. O Timão controlava o jogo, mas sem levar muito perigo; já o Botafogo tentava se reencontrar em campo, mas fazia um jogo muito abaixo da atuação da última rodada. O intervalo chegou com a vantagem magra a favor dos donos da casa.

Segundo tempo


O Alvinegro voltou do segundo tempo sem alterações, mas tentando recuperar a boa postura dos minutos iniciais. O time até trocava passes na intermediária ofensiva, mas sem conseguir furar a boa defesa corintiana. As primeiras chances, inclusive, foram do Timão nos contra-ataques, parando em Gatito.

Aos 11 minutos, Luis Castro colocou o time carioca mais para frente ao substituir o volante Patrick de Paula pelo ponta Luis Henrique, recuando Piazon para a linha de meio-campo ao lado de Tchê Tchê. A tentativa era de dar mais amplitude e ofensividade ao time, que não conseguia criar chances até então.

Em nova contragolpe, quase o segundo gol do Corinthians. Seria o primeiro de Fausto Vera pelo Timão. Em boa descida de Roger Guedes pela esquerda, o chute foi desviado pela defesa e caiu no segundo pau para o volante, que finalizou cruzado tirando tinta da trave direita da meta alvinegra.

O Botafogo assustou Cássio pela primeira vez aos 18. Em roubada de bola de Luis Henrique no meio, ele avançou com a bola na intermediária e deu boa enfiada para Erison. O centroavante disparou pelo lado esquerdo e chutou cruzado para boa defesa do paredão corintiano.

O Alvinegro conseguiu igualar as forças, mas seguia pecando na criação. Para tentar uma última cartada, Luís Castro trocou Jeffinho e Lucas Piazon por Vinicius Lopes e Matheus Nascimento aos 30 minutos, dando mais velocidade e dinâmica ao time - que já estava pesado com Piazon e Erison por dentro.

Aos 39, o Botafogo teve boa oportunidade para empatar. Em falta cruzada na área, Mezenga escorou para o meio e Matheus Nascimento finalizou de primeira, mas a bola explodiu na defesa. Na sobra, Vinicius Lopes tentou cabecear por cima de Cássio e mantou por cima da meta.

A chance final de empate aconteceu aos 47. Em roubada de bola no campo de ataque, Lucas Fernandes cruzou na área e Matheus Nascimento desviou de cabeça para o gol, mas Cássio, o homenageado da noite, voou para fazer grande defesa e garantir a vitória do Timão.

Com a vitória, o Corinthians segue à caça do líder Palmeiras - que também venceu na rodada. A diferença continua em quatro pontos. Já o Botafogo caiu para a 12ª colocação com a vitória do Goiás e ainda pode ser ultrapassado por América-MG e Avaí. 

Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Ceará, no Estádio Nilton Santos, no próximo sábado (6), às 16h30. Já o Corinthians sai para enfrentar o Avaí, na Ressacada, também no sábado, às 19h.

< Maior exposição sobre Van Gogh chega ao Rio de Janeiro Flamengo vence o Atlético-GO por 4 a 1 no Maracanã <