Esportes

Botafogo vence 'decisão' e recupera chances de acesso; Vasco regride

Imagem ilustrativa da imagem Botafogo vence 'decisão' e recupera chances de acesso; Vasco regride
|  Foto: Vitor_Silva
Botafogo venceu o CRB com ajuda da torcida no Nilton Santos. Foto: Vitor Silva/BFR

A 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro foi bastante agitada. Com confrontos diretos, zebras, goleadas e tropeço de gigante, a edição mais disputada da história da competição embolou ainda mais a disputa pelo acesso.

Quem saiu sorrindo do fim de semana foi o Botafogo. Única equipe a vencer entre os cinco primeiros, o Alvinegro derrotou o CRB por 2 a 0, no Estádio Nilton Santos, e se recuperou da derrota para o Avaí, também em casa. Com isso, a equipe de Enderson Moreira voltou a ter 82% de chances de subir - segundo o site 'Infobola', do matemático especializado Tristão Garcia.

Já o rival Vasco se complicou ao perder para o Sampaio Corrêa por 1 a 0, no Castelão, no Maranhão. O Cruzmaltino ainda viu Nenê desperdiçar um pênalti no último lance do jogo. Com o tropeço, o treinador Fernando Diniz viu a reação da equipe frear e as chances caírem para apenas 9%. O clube precisa de pelo menos sete vitórias em nove partidas para seguir sonhando com a Série A.

Embolou

A menos de dez jogos para o fim da Segundona, a tabela está mais embolada do que nunca. O líder Coritiba foi atropelado pelo Cruzeiro, por 3 a 0, em pleno Couto Pereira. O Náutico venceu o Goiás por 3 a 2, em Pernambuco, no melhor jogo da rodada. Já o Avaí tropeçou em casa e apenas empatou em 1 a 1 com a Ponte Preta, perdendo a vice-liderança para o Botafogo - que havia derrotado no Rio de Janeiro na rodada anterior.

Quem se aproveitou disso foram Guarani e CSA. O Bugre venceu o Londrina por 3 a 0 no Brinco de Ouro da Princesa; já a equipe alagoana goleou o Brusque por 4 a 1 no Rei Pelé. As duas equipes ultrapassaram o Vasco e chegaram a 45 pontos - a apenas três do G4.

Chances de acesso

1 - Coritiba 94% - 54 pontos
2 - Botafogo 82% - 51 pontos
3 - Avaí 74% - 50 pontos
4 - Goiás 50% - 48 pontos
5 - CRB 46% - 48 pontos
6 - CSA 25% - 45 pontos
7 - Guarani 16% - 45 pontos
8 - Vasco 9% - 43 pontos
9 - Náutico 2% - 41 pontos
10 - Sampaio Corrêa 2% - 40 pontos

30ª rodada

A próxima rodada começa já nesta terça-feira (12), com o importante duelo entre Cruzeiro e Botafogo, às 21h30, no Independência. Uma derrota pode decretar matematicamente mais um ano de Série B para a equipe mineira. Já o Alvinegro sonha com a liderança caso vença e o Coritiba perca para o Vasco, em São Januário, no sábado (16).

A ronda terá também dois confrontos diretos importantes para a classificação. CRB e Guarani se enfrentam na sexta-feira (15), no Rei Pelé. No mesmo dia, Goiás e CSA duelam na Serrinha. Já o Avaí visita o Confiança no sábado, no Batistão, enquanto o Náutico, respirando por aparelhos, pega a Ponte Preta, na mesma data, no Moisés Lucarelli.

< Depois de Maricá, Niterói quer distribuir absorventes gratuitos VAZOU! Trailer de Pânico 5 traz mortes violentas e personagens icônicos <