Copa do Brasil

Botafogo visita o Ceilândia em Brasília para afastar a zebra

Equipe da Série D é uma das surpresas na terceira fase

Estádio Mané Garrincha recebe duelo de alvinegros pela terceira fase da Copa do Brasil
Estádio Mané Garrincha recebe duelo de alvinegros pela terceira fase da Copa do Brasil |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

O Botafogo começa a sua caminhada na Copa do Brasil nesta quarta-feira (20). O Alvinegro encara o Ceilândia, no Estádio Mané Garrincha, às 21h30, pelo jogo de ida da terceira fase da competição - após pular as duas primeiras rodadas por ter sido campeão da Série B do Brasileirão em 2021.

O técnico Luis Castro quer encontrar estabilidade com a equipe ainda em formação. Depois de perder para o Corinthians em casa na estreia do Brasileirão, o clube de General Severiano conseguiu grande vitória sobre o Ceará como visitante no último final de semana. 

Nesta quarta, mesmo atuando longe do Estádio Nilton Santos, a equipe deve se sentir em casa. Já são cerca de 25 mil ingressos vendidos para a torcida alvinegra, que fez bonita recepção à delegação na porta do hotel no Distrito Federal e promete apoio incondicional nas arquibancadas do Mané Garrincha.

O volante Tchê Tchê, o meia Lucas Fernandes e o atacante Gustavo Sauer são as novidades na relação. Após a compra de parte da SAF pelo investidor John Textor, o Botafogo luta contra o tempo para montar um time do zero com as competições já em andamento.

Já o Ceilândia é uma das principais surpresas da Copa do Brasil de 2022. A equipe também alvinegra, que disputa a quarta divisão do Brasileirão, eliminou Londrina e Avaí nas etapas anteriores, chegando pela primeira vez à terceira fase do principal mata-mata nacional.

Por outro lado, o time sofreu um desmanche após a final do Campeonato Brasiliense, na qual foi derrotado pelo Brasiliense. Alguns dos principais nomes, como o volante Tartá, o meia Cabralzinho e o atacante Romarinho. Outras peças, como Crystian e Douglas Rato, também não renovaram contrato.

O jogo de volta acontece no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, no dia 12 de maio. Não há mais o critério de gol fora de casa como desempate. Em caso de igualdade no placar agregado, a vaga será disputada nas cobranças de pênaltis.

Escalações

O time da casa vem reformulado com pelo menos oito novos nomes após o estadual. Um deles, o atacante Pítio, fez o gol da vitória sobre o Costa Rica-MS na estreia da Série D e é a esperança do setor ofensivo para surpreender mais uma equipe da Série A na Copa do Brasil.

Assim, o Ceilândia deve ir a campo com Matheus Kayser, Gabriel Arantes, Medeiros, Liel e China; Werick, Fernando Gomes, Matheus Falero, Filipinho e Thiago Magno; Roberto Pítio.

Já os visitantes não contam com o goleiro Gatito Fernández, poupado após dores no joelho, além do zagueiro Victor Cuesta e do volante Luís Oyama, que já atuaram na Copa do Brasil por Internacional e Mirassol, respectivamente. Chay e Piazon brigam por uma vaga no meio, enquanto Romildo deve ser titular.

Desta forma, o Botafogo pode ser escalado com Diego Loureiro, Saravia, Philipe Sampaio, Kanu e Daniel Borges; Romildo, Patrick de Paula e Lucas Piazon (Chay); Diego Gonçalves, Victor Sá e Erison.

Arbitragem 

- Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)

- Assistente 1: Alex dos Santos (SC)

- Assistente 2: Johnny Barros de Oliveira (SC)

< Carnaval: Vai viajar pela BR-101? Veja os melhores horários Jovem de 19 anos é sequestrada ao sair para trabalhar na Barra da Tijuca <