Eliminatórias
Brasil encara o Uruguai visando quebrar tabu de 3 anos
Bola rola às 21h45 desta quarta (19), na Arena Fonte Nova
O Brasil enfrenta o Uruguai, nesta quarta-feira (19), às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Para este jogo, a Seleção busca quebrar um tabu que já dura três anos sem vencer a Celeste. A partida de logo mais terá transmissão da TV Globo, SporTV e Globoplay.
Mesmo tendo uma vantagem considerável no retrospecto contra os uruguaios, o Brasil tem sofrido com a celeste nos últimos anos. Em 80 jogos entre as seleções na história, o Brasil possui 38 vitórias, além de 21 empates e 21 derrotas.
A última vitória do Brasil sobre o Uruguai foi em outubro de 2021, há mais de três anos, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Naquela oportunidade, a Seleção bateu o Uruguai por 4 a 1, com gols de Neymar, Raphinha (duas vezes) e Gabigol. O atacante Luis Suárez descontou para a celeste.
Na última Copa América, realizada neste ano, a Seleção Brasileira foi eliminada nas quartas de final pelos uruguaios. Após uma fase de grupos irregular, a equipe de Dorival Júnior terminou em segundo no Grupo D e encarou o Uruguai, que avançou às semifinais nas disputa de pênaltis após empate em 0 a 0 no tempo normal.
Há mais de um ano, em outubro de 2023, os times se enfrentaram pela atual edição das Eliminatórias Sul-Americanas. Com gols de Darwin Núñez e Nicolas de la Cruz, os uruguaios venceram por 2 a 0 a Seleção Brasileira, que naquela oportunidade era comandada por Fernando Diniz, atual treinador do Cruzeiro.
O confronto desta quarta é direto pelas primeiras posições da competição. Os brasileiros estão com 17 pontos, na quarta colocação, contra 19 da Celeste, que é a atual vice-líder.
O Brasil vem de empate em 1 a 1 com a Venezuela na rodada passada. O resultado decepcionou a Seleção, que contava com os três pontos. Já o Uruguai, vem de uma vitória emocionante por 3 a 2 contra Colômbia.
Para esta partida, o técnico Dorival Júnior tem um desfalque. O lateral direito Vanderson está suspenso e vai dar lugar a Danilo. No restante, o comandante manteve a formação dos últimos jogos.
Escalações
Brasil: Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Raphinha; Vini Jr., Igor Jesus e Savinho.
Uruguai: Rochet, Varela, Giménez, Olivera e Saracchi; Valverde, Ugarte e Betancur; Pellistri, Darwin Nuñez e Araújo.
Arbitragem
Árbitro: Piero Maza (Chile)
Assistentes: Claudio Urrutia e Jose Retamal (ambos do Chile)
VAR: Juan Lara (Chile)
Com Gazeta Esportiva
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!