Teste

Brasil goleia a Coreia do Sul na preparação para a Copa do Mundo

Seleção passeou no local onde venceu o Mundial pela última vez

Brasil venceu mais uma e segue embalado rumo à Copa do Mundo
Brasil venceu mais uma e segue embalado rumo à Copa do Mundo |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 

Respirando os ares do último título mundial, vencido em 2002, a Seleção Brasileira derrotou a Coreia do Sul por 5 a 1 nesta quinta-feira (2), em Seul, no primeiro dos dois amistosos preparatórios para a Copa do Mundo do Catar, em Novembro. Os gols foram marcados por Neymar (2), Richarlison, Jesus e Coutinho.

O Brasil não fez cerimônia na casa do adversário e já balançou as redes no primeiro minuto. No entanto, a arbitragem marcou impedimento quando Thiago Silva escorou cruzamento na bola parada cobrada por Raphinha - e o VAR confirmou a posição ilegal do zagueiro brasileiro que atua pelo Chelsea.

Não demorou muito para sair outro gol - desta vez validado pelos juízes. Aos 6, Paquetá e Neymar tabelaram pela esquerda e deixaram com Alex Sandro. O lateral foi agudo e infiltrou pelo meio da defesa, indo ao fundo e cruzando para trás. Fred, livre, finalizou cruzado - e Richarlison só desviou para o gol.

A equipe de Tite mostrava bom entrosamento e envolvia o adversário com facilidade, criando chances de gol seguidas - mas pecando no último passe. Já a Coreia, em sua primeira chegada, aos 11, Hwang Ui-Jo pegou a sobra de Son e finalizou com perigo para boa defesa de Weverton.

Sem pressa, o Brasil esperava a saída de bola adversária e induzia os coreanos ao erro. No entanto, após reduzir o ritmo intenso dos minutos iniciais, os brasileiros já estavam há alguns minutos sem levar perigo à meta defendida por Kim Seung-Gyu.

A Seleção dominava totalmente a partida, mas sem forçar uma pressão. Rodando a bola de um lado para o outro à procura de espaços, o setor ofensivo tinha em Raphinha a sua peça mais presente - assim como Fred, que chegava muito à frente para participar das triangulações.

Por estar tão à vontade, o time brasileiro acabou cedendo. Aos 30 minutos, Hwang Ui-Jo recebeu na grande área, fez bonito giro sobre a marcação de Thiago Silva e bateu cruzado, com estilo, estufando a rede no canto direito de Weverton. Empate para acordar e exigir mais dos comandados de Tite.

O Brasil quase voltou à frente do placar aos 37. Em novo cruzamento de Alex Sandro pela esquerda, Richarlison subiu sozinho e cabeceou para baixo, exigindo grande defesa de Kim Seung-Gyu. No rebote, a bola chegou até Daniel Alves, na entrada da área. Ele soltou a bomba para mais uma boa defesa do goleiro.

No entanto, em lance revisado pelo VAR, na origem do rebote, a arbitragem identificou pênalti de Lee Yong sobre Alex Sandro. Pênalti para o Brasil. Neymar assumiu a cobrança e mostrou categoria, colocando bola de um lado e goleiro de outro. Amarelinha novamente na frente.

Aos 45, no último lance antes do intervalo, Neymar cobrou escanteio na cabeça de Thiago Silva. Ele subiu mais que toda a zaga e cabeceou no travessão. O rebote caiu à frente de Casemiro, que tentou finalizar mas mandou por cima da meta. Aos 47, o árbitro encerrou a primeira etapa.

Segundo tempo

A etapa complementar começou dando sequência à superioridade do Brasil. Aos 6, Neymar recebeu na intermediária e deu bonita enfiada de bola para Lucas Paquetá. O meia infiltrou pela esquerda e chutou cruzado, parando em ótima defesa de Kim Seung-Gyu.

Logo em seguida, aos 8, Alex Sandro foi lançado em profundidade na linha de fundo, botou na frente e acabou derrubado por Kim Young-Gwon. Segunda penalidade sofrida pelo lateral na partida. Outra vez na cobrança, Neymar, com muita frieza, esperou o goleiro cair e apenas rolou a bola para dentro do gol.

Aos 13, a Coreia do Sul teve a chance de diminuir a diferença. Kwon Chang-Hoon avançou pela intermediária e acionou Hwang In-Beom, que recebeu sem marcação e bateu cruzado. Weverton caiu para defender e espalmou para o meio da área - mas a bola resvalou na defesa e voltou em suas mãos.

Tite promoveu as duas primeiras mudanças no time aos 24. Fabinho e Vinicius Júnior entraram nos lugares de Casemiro e Richarlison, avançando Neymar para posição de referência no comando do ataque. Em sua primeira jogada, aos 28, Vini recebeu pela esquerda e bateu, mas a bola desviou e saiu à direita do gol.

Aos 30, o Brasil esteve muito perto de marcar o quarto gol. Vinicius foi lançado pela esquerda e disparou, chegando quase à linha de fundo. Ele rolou no meio para Neymar, que ajeitou para Raphinha na direita. O canhotinho pegou de primeira, colocado, e mandou na trave. A torcida local vibrou com o lance.

Novas alterações aos 32. Neymar e Raphinha deram lugar a Gabriel Jesus e Philippe Coutinho. O técnico Tite aproveitava a vantagem no placar para promover testes e rodar o elenco. Na sequência, em disputa na área, a zaga cortou mal e Coutinho, em seu primeiro toque na bola, mandou na gaveta. Quatro a um.

Logo em seguida, aos 35, Bruno Guimarães e Matheus Cunha renderam Fred e Lucas Paquetá. Um rápido cochilo da Seleção permitiu duas boas chances aos coreanos; primeiro, em cruzamento que atravessou toda a extensão da área, Hwang Hee-Chan bateu do segundo pau para defesa de Weverton - que também salvou na sequência em chute de longe de Son Heung-Min.

O Brasil ainda imprimiu um último gás para tentar marcar o quinto, rondando a área e tabelando com perigo próximo ao gol adversário. Já nos acréscimos, aos 47, Gabriel Jesus recebeu pela direita e deu boa arrancada, passando por três adversários e tocando de canhota no cantinho direito do goleiro.

Foi a maior goleada da história do confronto. Bom teste, com atuação segura e promissora, conseguindo rodar o elenco e dar oportunidade para praticamente todos os convocados. É a quarta goleada seguida dos comandados de Tite - um 5 a 1 depois de três 4 a 0.

No próximo compromisso, o último já confirmado antes da Copa do Mundo do Catar, a Seleção Brasileira enfrenta o Japão, em Tóquio, na segunda-feira (6), às 7h20 (horário de Brasília). Ainda há uma Data Fifa em setembro, além do jogo adiado contra a Argentina pelas Eliminatórias. 

< Pelo terceiro dia seguido, PM ocupa favela onde pastor foi baleado 'Finalmente' de Guta e Tadeu é interrompido por cobra e vira meme <