Brasil x Croácia

Brasil não chega a uma final de Copa há 20 anos; relembre histórico

Desde que venceu em 2002, Seleção não esteve mais na decisão

Atacante Neymar, craque da Seleção, é uma das armas do Brasil no jogo contra a Croácia
Atacante Neymar, craque da Seleção, é uma das armas do Brasil no jogo contra a Croácia |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 

A Seleção Brasileira enfrenta a Croácia nesta sexta (9), ao meio-dia (horário de Brasília), buscando chegar novamente a uma decisão de Copa do Mundo. Desde 2002, quando conquistou o pentacampeonato e venceu a Alemanha por 2 a 0 no Mundial da Coreia e do Japão, o Brasil não conseguiu avançar para a final. 

Em 2006, com o quarteto mágico Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Kaká e Adriano, além de craques como Roberto Carlos e Cafú, o Brasil perdeu para a França de Thierry Henry nas quartas de final do Mundial da Alemanha. 

Quatro anos depois, em 2010, a Seleção caiu para a Holanda, adversária desta sexta da Argentina em jogo marcado para as 16h, e pode estar novamente no caminho brasileiro. 

Em 1994, o Brasil faturou o tetracampeonato, chegando em 1998 na final e perdendo para a França e vencendo novamente em 2002
Em 1994, o Brasil faturou o tetracampeonato, chegando em 1998 na final e perdendo para a França e vencendo novamente em 2002 |  Foto: Divulgação
  

Naquele ano, a Seleção, comandada por Dunga, perdeu de virada para a Laranja por 2 a 1 e voltou da Copa da África sem o tão sonhado Hexa também nas quartas. O jogo ainda teve polêmica e expulsão do meia Felipe Mello, tido como vilão da partida. 

Festa e frustração em 2014

 

 A Copa do Brasil, em 2014, trazia novamente a alegria de um mundial para as terras tupiniquins desde 1950. Envolta de polêmicas em relação aos preços dos ingressos e diversas manifestações, o Mundial realizado no país era, para muitos, certeza do título. 

Só que não foi bem assim. A Seleção, com o técnico Felipão, campeão em 2002, à frente do time, acabou levando a maior derrota do Brasil na história das copas nas semifinais: 7 a 1 para os alemães, que acabaram campeões naquele ano. 

No último Mundial da Rússia, em 2018, já comandado pelo técnico Tite, o Brasil perdeu também nas quartas para a Bélgica, com Lukaku e De Bruyne em campo. Os 'diabos' chegaram à final e perderam para a França, de Mbappé. 

Ofensividade

Para o confronto desta sexta contra a Croácia, vice-campeã no mundial da Rússia, o técnico Tite deve repetir o time que goleou a Coreia por 4 a 1. As armas devem ser Vini Jr, Neymar e Richarlison, que tenta se inspirar em Ronaldo Fenômeno com a camisa 9 para deslanchar na competição e levar a artilharia do Mundial. 

< Vídeo íntimo do 'novo CR7' vaza e causa polêmica nas redes sociais Van com itens do cantor Harry Styles é roubada <