Esportes

Brasileiro Gabriel Medina avança às semifinais de surf em Tóquio

Publicada às 20h25 / atualizada às 20h47

Imagem ilustrativa da imagem Brasileiro Gabriel Medina avança às semifinais de surf em Tóquio
Medina pega  japonês Kanoa Igarashi na próxima fase. Foto: Miriam Jeske/COB

O brasileiro Gabriel Medina avançou para as semifinais da disputa de surfe da Olimpíada, após superar o taitiano Michel Bourez, que representa a França nos Jogos de Tóquio (Japão), por 15,33 a 13,66, no início da noite desta segunda-feira (26) na Praia de Tsurigasaki.

E a vitória do bicampeão mundial (do Circuito Mundial de Surfe) aconteceu em um panorama bem diferente do visto nos últimos dias. A aproximação de um Tufão da costa do Japão fez com que o mar subisse muito, oferecendo aos atletas melhores condições de competição.

Com uma condição mais favorável, com ondas de mais de 2 metros, Medina brilhou e superou Bourez com certa folga, alcançando a melhor nota da competição de surfe até aqui, um 9, após dar um belo aéreo, um full rotation de backside.

O próximo desafio de Medina na competição será o japonês Kanoa Igarashi, que venceu o norte-americano Kolohe Andino por 12,60 a 11. A disputa acontece ainda no final da noite desta segunda (29).

Medalha

Potiguar conseguiu fechar disputa com pontuação de 16,30. Foto: Miriam Jeske/COB

O brasileiro Ítalo Ferreira também conseguiu ir à próxima fase na outra chave e garantiu ao menos a medalha de bronze para o Brasil. O campeão de 2019 enfrentou o japonês Hiroto Hohhara. Ítalo teve nota quase perfeita (9.73) e somou 16.30, sem chances para o dono da casa. O potiguar aguarda o resultado entre o peruano Lucca Mesinas contra o australiano Owen Wright para saber o seu adversário na semifinal.

Como Ítalo e Medina estão em chaves diferentes, na pior das hipóteses, caso os dois percam nas semifinais, o Brasil garante um bronze. Já no caso de vitória de ambos na próxima fase, o país consegue um ouro e uma prata.

E a classificação dos brasileiros aconteceu em um cenário bem diferente do visto nos últimos dias. A aproximação de um Tufão da costa do Japão trouxe chuva e fez com que o mar subisse muito, oferecendo aos atletas melhores condições de competição.

Melhor nota

Tendo a seu dispor ondas de mais de 2 metros, o potiguar começou com tudo sua bateria contra o japonês Hiroto Ohhara, dando um aéreo (um full rotation de backside) que lhe deu um 9,73, a maior nota dos Jogos Olimpícos. A partir daí Ítalo administrou a vantagem e conseguiu fechar a disputa em 16,30 a 8 para avançar.

Agência Brasil

< Revista será vendida por população de rua no Rio Pedágios deverão aceitar pagamento por cartão <