Esportes

Cai o último invicto; Corinthians perde, mas se mantém (muito) líder do Brasileirão  

"Corinthians não perderá nesse campeonato". "Não existe no Brasil time capaz de derrubar o Timão". "O Brasil vai ver um novo campeão invicto, o que não acontece desde 1979". Todas essas frases surgiram na mídia esportiva nos últimos meses, já que passado o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, nenhum time fora capaz de derrotar o time do Parque São Jorge. Só que ninguém contava com o fator surpresa. E que surpresa!

O Vitória vem fazendo uma campanha muito ruim nessa Série A. É forte candidato ao rebaixamento ao final do campeonato. Jamais alguém (que diz entender de futebol) imaginaria que o time baiano, até então 19° colocado, desbancaria em Itaquera o  "imbatível" líder do Brasileirão. Até porque, no Barradão, o Leão fora derrotado pelo mesmo placar na longínqua segunda rodada.

O Corinthians jogou mal? Não. Teve amplamente o controle da partida. Segundo números de scout, foram mais de 70% de posse de bola, oito chances reais de gol. Já o time visitante teve apenas cinco finalizações (também de acordo com o scout). Só que tem um porém: o Vitória foi mais incisivo. Colocou duas bolas na rede - um gol foi mal-anulado. Teve um sistema defensivo que forçou os erros do alvinegro paulista, que errou  mais que o dobro de passes que a sua média durante todo o campeonato. Foram 65 passes errados, sendo a média 32 passes errados por partida.

“Ah, mas o Corinthians precisa ligar o sinal de alerta com essa derrota?”

Não. Absolutamente não. Ao final da 21ª rodada, a vantagem para o Grêmio é de sete pontos. E como o ponteiro ainda tem um jogo a menos, que será realizado contra a Chapecoense (outra postulante ao rebaixamento), essa vantagem pode chegar a 10 pontos. Não é fácil para o segundo colocado – ou qualquer outro que vise brigar pelo título – desfazer essa 'gordura'.

Ainda tem outro fator: o Campeonato Brasileiro está esvaziado por conta de outras competições que acontecem em paralelo. Ou seja: o time paulista, que só disputa o Brasileirão, leva vantagem, já que não precisa jogar quarta e domingo. Mais tempo para treinar, mais tempo pra se recuperar no que refere a preparação física. Vai ser extremamente difícil algum concorrente tirar a taça das mãos do Sport Club Corinthians Paulista.

  • Notinhas:


O Club de Regatas Vasco da Gama completa hoje 119 anos, mas a situação desse clube gigante é de um apequenamento quase que diário. Se visto o retrospecto do time nos últimos anos, vê-se campanhas muito ruins, jogadores aquém de sua história e dirigentes que não merecem sequer passar na porta do clube. Ficam, aqui, os parabéns ao aniversário do clube e o anseio de recuperação breve a um dos maiores e mais vitoriosos clubes do país.

Neymar está comendo a bola no Campeonato Francês. Em dois jogos com a camisa do Paris Saint-Germain, já foram três gols, sem falar nas assistências e dribles distribuídos. Já se esperava que o brasileiro jogasse tão bem na França, já que o nível técnico é menor que na Espanha. No país da “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, Neymar reina absoluto.

No próximo sábado (26) acontece a tão esperada luta entre Floyd “Money” Mayweather, um dos maiores (e mais bem pagos) lutadores de boxe de todos os tempos, e Conor “The Notorious” McGregor, maior lutador do UFC (franquia de MMA) da atualidade. Conor aceitou sair de sua modalidade para dar forma a uma das maiores “rixas” de todos os tempos. Já Floyd largou a aposentadoria aos 40 anos e bota em jogo seu cartel perfeito de 49-0 apenas para “calar a boca” do falastrão McGregor.

Se o campeão dos pesos-leves do UFC tem a juventude a seu favor, Money tem a vantagem por jogar com as suas regras. E outra: Mayweather nunca se destacou por seu estilo agressivo, e sim pelo grande arsenal defensivo e de esquivas, sem perder poder de nocaute. A contagem defensiva presente no boxe também é um bônus a favor de Manny, já que caso McGregor consiga entrar em sua guarda e derrube-o, o americano terá dez segundos para se recuperar do golpe. Além disso, as luvas usadas no boxe reduzirão o poder finalizador do irlandês.

Apostem suas fichas! Floyd Mayweather x Conor McGregor acontecerá sábado, 26/08, em Las Vegas, e no Brasil terá transmissão do canal Combate, pay-per-view especializado em lutas.

Chega ao fim nesse final de semana as “férias de verão” da Formula 1. Mas pra quem pensa que nessas férias todos ficaram descansando, só querendo sol e praia, está enganado. As escuderias e os pilotos trabalharam bastante, sobretudo as ponteiras Mercedes e Ferrari, que brigam mais diretamente pelo título desse ano. Entre os pilotos, a luta está muito acirrada entre Sebastian Vettel, alemão da Ferrari, e Lewis Hamilton, inglês da Mercedes. Valtteri Bottas, finlandês companheiro de Hamilton, corre por fora. O Grande Prêmio da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, acontece no próximo domingo, às 9h (horário de Brasília).

A Equipe Brasileira de Vela estará bem ocupada nesse mês. É que estão sendo disputados os mundiais de sete classes olímpicas entre 19/08 a 23/09. Nessas competições estão atletas de renome, como Robert Scheidt (49er), Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX), Jorge Zarif (Finn), Patrícia Freitas (RS:X), entre outros.

< Caso da família assassinada dentro de casa em São Gonçalo terá uma nova etapa O clube do choro de Niterói homenageia o poeta da vila <