Esportes

Campeonato de judô reúne 400 atletas em São Gonçalo

Foto: Luiz Carvalho/PMSG

Aconteceu no último domingo (15) o Campeonato Fluminense de Judô, em São Gonçalo, que contou com 400 atletas de 20 academias e instituições, e um público estimado de 2500 pessoas. O Judô, fundado em 1882, é uma arte marcial praticada como esporte de combate e defesa pessoal, com o objetivo de desenvolver o físico, o espírito e a mente.

O coordenador do Departamento de Esportes da Semel, Lucio Portugal, explica a importância desse evento e como contribui para o desenvolvimento das crianças e jovens do município.

“O Judô é uma arte marcial considerada no esporte mundial e importante para o desenvolvimento de crianças e jovens, pois ela alinha conceitos que constroem a personalidade física e psicológica de uma pessoa. Esta etapa do campeonato foi aqui no município e é importante para a população conhecer que São Gonçalo é alvo de muitos judocas que podem representar a cidade no país e no mundo. É uma espécie de festival onde homenageamos todos os representantes do esporte a ter força de vontade e honra no projeto que participam. O evento contou com um público espetacular e transformou nosso evento em um sucesso memorável”, afirma.

Na programação, participaram atletas de ambos gêneros e todas as idades, sendo que o requisito era o judoca ter a partir de 7 anos de idade. Ao final, a classificação geral de equipe ficou: 1º lugar - Projeto Gerando Vidas; 2º lugar - Budokan/Filadélfia; 3º lugar - Universo/D. Hélder ; 4º lugar - Equipe Orlando Araújo; 5º lugar - Max Top Team.

“O único jeito de combater a violência é com educação e esporte. É muito importante o investimento nessa área que tem uma representatividade enorme no município e possibilita uma forma de inclusão e transformação social”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

O evento contou com a participação, além do prefeito José Luiz Nanci, do vereador Bruno Porto, que faz parte da Comissão de Esporte da Cidade; e outras autoridades e representantes competentes de instituições e academias do setor de esporte e Judô.

< CPI aponta risco do Estado quebrar em 2020 Policiamento é reforçado em Itaipuaçu após criança ser baleada <