Polêmica
CBF divulga súmula de Sport e Vasco que terminou em confusão
Claus relatou duas expulsões de atletas vascaínos
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (17) a súmula da partida entre Sport e Vasco assinada pelo árbitro Raphael Claus. O jogo foi encerrado depois de 50 minutos de paralisação devido a invasão de campo feita por torcedores pernambucanos.
Toda a confusão foi relatada no documento elaborado por Claus. De acordo com o juiz, a torcida do Sport atirou objetos contra os jogadores vascaínos depois do gol de empate marcado por Raniel. Depois do ato, muitos torcedores invadiram o campo e agrediram membros da equipe do Vasco, além de bombeiros civis que trabalhavam no local.
Leia+: Rodada é marcada por confusões no futebol brasileiro
O árbitro comunicou que conversou com dirigentes de ambos os times, além de um representante da Polícia Militar, e foi resolvido que não havia segurança para continuar o jogo. Claus alegou que não se sentiu confortável em seguir a partida, pensando em sua integridade física e de outros profissionais envolvidos.
"Após observarmos todas essas ocorrências, vermos muitos torcedores sendo atendidos dentro do campo de jogo e por sentirmos falta de segurança, nos dirigimos ao vestiário de arbitragem, onde me reuni com os dirigentes Augusto Carreras do Sport e Paulo Bracks do Vasco, os treinadores Claudinei Oliveira do Sport e Jorge de Amorim Campos do Vasco e o tenente coronel da polícia militar Washington Souza comunicando o encerramento da partida por não sentir segurança em relação a minha integridade física e dos demais profissionais envolvidos no jogo, além do ambiente totalmente impossibilitado para a prática do esporte futebol", diz o árbitro.
Expulsão
O atacante Raniel e o meia Luiz Henrique foram expulsos após o encerramento da partida. O primeiro recebeu dois cartões amarelos, sendo um por tirar a camisa e outro por provocar a torcida adversária na comemoração.
Já Luiz Henrique recebeu o vermelho por jogar um tênis em direção a torcida mandante. Ambos os cartões não foram apresentados devido a confusão que aconteceu no jogo. A princípio, os vascaínos desfalcam a equipe apenas contra o Criciúma, em São Januário, no próximo sábado (22).
Repúdio
A CBF lamentou os episódios de violência ocorridos na partida entre Sport e Vasco e entre Ceará e Cuiabá. A entidade acredita que as confusões afastam os torcedores e danificam a imagem do futebol. A instituição ainda aguarda que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) possa banir os responsáveis pelas "cenas chocantes".
"Estamos indignados com as imagens que vimos hoje nas duas partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, competições com números recordes de participação popular nos estádios e que está sendo marcado pelo retorno das famílias. Esperamos que o STJD tome posições duras. Nós aguardamos que punições drásticas sejam tomadas pelo tribunal. O futebol brasileiro não tem mais espaço para a violência e o retrocesso", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!