Esportes

Com dois do artilheiro Tigrão, Botafogo bate a Aparecidense na estreia da Copinha

Imagem ilustrativa da imagem Com dois do artilheiro Tigrão, Botafogo bate a Aparecidense na estreia da Copinha
|  Foto: Foto: Fábio de Paula/BFR
Gabriel Tigrão marcou dois gols no primeiro tempo. Foto: Fábio de Paula/BFR

O Botafogo estreou com o pé direito na Copa São Paulo de Futebol Júnior e bateu a Aparecidense por 3 a 0 nesta segunda-feira (3), no Estádio Joaquinzão, em Taubaté. O resultado deu a liderança do Grupo 14 ao Alvinegro.

A equipe carioca ensaiou uma pressão nos primeiros instantes e até conseguiu um lance de perigo logo aos 2 minutos, quando três jogadores tentaram a finalização em bola alçada na área da Aparecidense, mas não conseguiu sustentar a blitz no campo de ataque.

O time goiano não se deixou intimidar e também criou uma chegada perigosa aos 8, após boa trama pelo lado direito, mas Kawan, bem posicionado, interceptou o perigoso cruzamento rasteiro feito pelo lateral Bruno. A resposta veio aos 12, quando o zagueiro Marcelo tentou cortar o cruzamento e quase acertou o próprio ângulo por cima do goleiro Ramon.

O Alvinegro dominava a posse de bola, mas só chegava com algum perigo através dos cruzamentos. Com a bola no chão, perdia muitas divididas e errava no último passe. E foi pelo alto que surgiu o lance do primeiro gol, aos 21. Em cobrança de escanteio de Jefinho, Reydson desviou e o centroavante Gabriel Tigrão pegou o rebote da trave para brigar com a zaga e empurrar para a rede.

https://twitter.com/Botafogo/status/1478076723044528136

Mesmo com o primeiro tento da partida, o Botafogo não se desfez da bola. Embora com menos ímpeto, o time do Rio de Janeiro segurava a bola no campo de ataque - e não precisou de muito para ampliar o placar. Em escanteio pela direita, Wendell Lessa, Maranhão dominou no segundo pau, cruzou rasteiro e Reydson finalizou para boa defesa de Ramon, mas Tigrão estava lá novamente para pegar o rebote e literalmente furar a rede do adversário aos 28.

https://twitter.com/Botafogo/status/1478083609286303747

Com as linhas agora um pouco mais recuadas, o Alvinegro buscava atrair o Aparecidense para seu campo e gerar espaços para contra-ataques que pudessem matar o jogo ainda na primeira etapa - mas não conseguiu criar novas oportunidades claras antes do apito da árbitra Marianna Batalha para o intervalo.

Segundo tempo

Com menos de dois minutos da etapa complementar, o volante Iago recebeu o cartão amarelo e logo em seguida fez outra falta dura na intermediária. Os alvinegros pediram o vermelho, mas a arbitragem não atendeu. No entanto, na cobrança, Rai colocou na área e o zagueiro Reydson subiu com liberdade para completar de pé esquerdo e abrir 3 a 0 no placar.

https://twitter.com/Botafogo/status/1478089071775961090

Aos 7, em uma rara chegada dos goianos, Ian roubou a bola de Kauê na intermediária, avançou no contra-ataque e arriscou de longe, mas mandou para fora. Com o jogo sob controle, o Botafogo apenas tocava a bola e rodava o jogo à procura de espaços para ampliar a goleada.

O clube carioca quase ampliou aos 13. Jefinho tabelou com Rai e recebeu em ótima posição dentro da área. Por trás da zaga, ele avançou e chutou cruzado, mas a bola saiu tirando tinta da trave. De frente para o gol, o centroavante Gabriel Tigrão, que já havia marcado duas vezes, reclamou por não ter recebido o passe.

Sem nada a perder, a Aparecidense se mandava para o ataque e deixava ainda mais espaços no campo de defesa. O Botafogo tentava diversos contra-ataques, mas não conseguia encaixar as jogadas e quase sempre pecava no último passe. Por outro lado, também não deixava que o adversário chegasse com perigo.

Aos 31, Gabriel Tigrão fez ótima enfiada de bola da intermediária para encontrar Maranhão. Ele dominou pela direita, tentou o drible para dentro e buscou a finalização, mas acabou demorando demais e permitindo que a defesa se recuperasse. A equipe carioca já demonstrava sinais de cansaço.

Os últimos 15 minutos foram de muitos espaços, mas também muitas decisões erradas. O Botafogo, principalmente, errou muitos passes. A melhor chance da a Aparecidense foi aos 38, quando David encontrou Diego na área. O camisa 7 finalizou cruzado para ótima defesa de Lucas Barreto, jogando para escanteio.

Em cobrança de falta aos 41, Wendell Lessa obrigou o goleiro Ramon a fazer boa defesa e espalmar pela linha de fundo. Com muitas alterações, o Botafogo perdeu um pouco o padrão tático mostrado durante a partida - mas seguiu pressionando em busca do quarto gol até o apito final.

O resultado deixou o Botafogo na liderança do Grupo 14 pelo saldo de gols, seguido pelo Taubaté - que derrotou o Petrolina por 2 a 0 na abertura da rodada. No próximo jogo, o Alvinegro encara a equipe pernambucana, enquanto a Aparecidense enfrenta os paulistas, que sediam o grupo.

< Vacina para crianças chega na segunda quinzena de janeiro, diz ministro Clube inglês abre negociações para tirar Gabigol do Flamengo <