Copa

Com hat-trick de Gonçalo Ramos, Portugal goleia e avança de fase

Portugueses enfrentarão o Marrocos nas quartas de final

Substituto de Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos foi o destaque da partida marcando três gols
Substituto de Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos foi o destaque da partida marcando três gols |  Foto: Divulgação/Fifa
   

Com show do garoto Gonçalo Ramos, de 21 anos, Portugal goleou a Suíça pelo placar de 6 a 1 nesta terça-feira (6), no estádio Lusail, em partida válida pelas oitavas de final da da Copa do Mundo do Catar e está classificada para enfrentar o Marrocos na próxima fase. Os gols da partida foram marcados por Gonçalo Ramos (3x), Pepe, Raphaël Guerreiro e Rafael Leão. Para os suíços, Akanji descontou.

Antes mesmo da bola rolar, uma situação chamou a atenção de todos. Assim que saiu a escalação da seleção portuguesa, o técnico Fernando Santos optou por começar com uma equipe diferente, entre elas, a ausência de Cristiano Ronaldo na equipe titular. Segundo o comandante, a escolha se deu por uma questão técnica e nada de polêmicas.

O jogo

Nos primeiros 10 minutos de partida, se viu as duas seleções atacando pouco, com alguns erros de passes, porém com muitos duelos físicos. Portugal e Suíça estavam praticando um duelo mais estratégico, tentando tocar mais a bola e achar algum espaço para aproveitar o erro do adversário, já que, quem perder, estará eliminada.

No primeiro ataque de perigo dos portugueses, saiu o gol. Aos 16 minutos, Gonçalo Ramos - que começou a partida na equipe titular no lugar de Cristiano Ronaldo - recebeu de João Félix na área, dominou e girou bonito pra cima do zagueiro. O camisa 26 acertou um chutaço no ângulo, sem chances para o goleiro Sommer. Golaço e placar aberto no estádio Lusail.

Com o gol marcado, Portugal cresceu na partida e teve mais duas boas chances em seguida. O autor do gol Gonçalo Ramos recebeu na área e tocou de primeira para Otávio, que bateu da entrada da área, mas a bola foi em cima do goleiro suíço. Logo depois, o próprio Gonçalo foi lançado em profundidade, aproveitou a falha da zaga adversária e chutou pro gol. Porém, a finalização saiu fraca e Sommer fez a defesa.

Somente aos 30 minutos que a Suíça conseguiu chegar ao ataque. Em uma cobrança de falta da intermediária, Shaqiri cobrou com força e o goleiro Diogo Costa caiu para fazer a defesa no canto esquerdo, espalmando para escanteio. 

No minuto seguinte, resposta dos portugueses para mostrar que eles ainda estavam ligados no jogo. Em cruzamento de João Félix pela esquerda para Gonçalo Ramos, o zagueiro Schär fez o corte providencial de cabeça, cortando para escanteio. Na cobrança, Pepe subiu sem marcação e cabeceou forte na entrada da pequena área, sem chances para o goleiro Sommer e ampliou o marcador. 2 a 0 Portugal com certa tranquilidade.

Com o gol marcado, o zagueiro Pepe, de 39 anos, se tornou o jogador mais velho a marcar em um jogo de mata-mata da Copa do Mundo.

Em um primeiro tempo com amplo domínio de Portugal, quase que o time conseguiu chegar ao terceiro gol. Em ótimo contra-ataque, Bruno Fernandes avançou pelo meio e deu lindo passe para Gonçalo Ramos. O atacante chutou cruzado de perna esquerda e Sommer salvou, fazendo uma linda defesa.

Com o gol marcado, Pepe, de 39 anos, se tornou o jogador mais velho a marcar gol em um mata-mata de Copa do Mundo
Com o gol marcado, Pepe, de 39 anos, se tornou o jogador mais velho a marcar gol em um mata-mata de Copa do Mundo |  Foto: Divulgação/Fifa
  

Segundo tempo

Na segunda etapa, o time de Portugal voltou com a mesma intensidade dos primeiros 45 minutos e conseguiu chegar ao terceiro gol com apenas 5 minutos. Em jogada de ataque pelo lado direito, Diogo Dalot fez uma boa jogada e cruzou rasteiro para a área. Gonçalo Ramos se antecipou a marcação e tocou por baixo do goleiro Sommer para o fundo das redes.

Em um dia avassalador, os portugueses anotaram o quarto gol após um lindo contra-ataque, com a bola de pé em pé, até chegar na ponta esquerda para Raphaël Guerreiro, que entrou cara a cara com o goleiro suíço e bateu forte no alto.

Dois minutos depois, foi a vez da Suíça descontar com Akanji. Após levantamento pra área em um escanteio, a bola foi desviada pelo zagueiro português e sobrou para o camisa 5 suíço sozinho na segunda trave, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes.

Com ritmo frenético no segundo tempo, o dia era mesmo de Gonçalo Ramos. Os portugueses chegavam com facilidade no ataque. Foi assim que João Félix recebeu na intermediária, tocou para o camisa 26, que invadiu a área e tocou de cavadinha por cima do goleiro Sommer. Mais um golaço e hat-trick para a conta do atacante de 21 anos.

Em uma noite de gala e com três gols na partida, Gonçalo Ramos foi substituído e deu o lugar para Cristiano Ronaldo, para delírio no estádio Lusail. No primeiro lance do craque português na partida, o camisa 7 partiu para uma cobrança de falta, mas a bola bateu na barreira, sem levar perigo.

Aproveitando erros em abundância do time da Suíça, CR7 chegou a marcar, mas foi marcado o impedimento na jogada. O craque foi lançado em velocidade no contra-ataque, invadiu a área e chutou forte rasteiro. Porém, o lance foi anulado por posição irregular do camisa 7. 

Já nos acréscimos, com uma Suíça entregue, ainda deu tempo de Portugal fazer o sexto gol. Rafael Leão foi acionado na ponta esquerda, driblou o marcador e e acertou um lindo chute no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Sommer. Com o resultado, essa foi a maior goleada de uma seleção nas oitavas de final de uma Copa do Mundo.

Com a classificação, Portugal enfrentará o Marrocos nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. O jogo será realizado no próximo sábado (10), às 12h (horário de Brasília), no estádio Al Thumama.

< Preso em hotel de luxo depois de dar golpe de R$ 9 mil em mulher Preço da gasolina para distribuidoras cai R$ 0,20 nesta quarta <