Esportes

Com reparos milionários pendentes, Maracanã tem novo prazo por licitação

Imagem ilustrativa da imagem Com reparos milionários pendentes, Maracanã tem novo prazo por licitação
Maracanã terá novo processo de licitação. Foto: Pedro Conforte/Arquivo

No próximo dia 12, a concessão provisória do Maracanã à dupla Fla-Flu completará dois anos. Ao retirar a Odebrecht da gestão do estádio, o governo do estado prometeu uma licitação definitiva - que nunca aconteceu.

Enquanto isso, o Maior do Mundo acumula problemas com o passar do tempo. Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, os reparos necessários já alcançam os R$ 50 milhões.

Problemas na cobertura, telões, TI e gramado gerariam investimentos altos que só podem ser feitos com a cessão definitiva. Problemas pontuais, como recuperação de assentos e refletores, têm sido custeados pelos clubes.

Flamengo e Fluminense gastam R$ 230 mil mensais pela concessão provisória. Em setembro de 2020, o governo ignorou proposta da dupla por um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para concessão por 35 anos. Uma investida da Latin United também foi rejeitada. A decisão foi publicada no Diário Oficial.

"Recomenda a inutilização das propostas apresentadas pelas empresas habilitadas, não havendo pontos das propostas a serem utilizados, em razão da inexistência de elementos de inovação para a validação de estudos de viabilidade técnica econômico-financeiro-jurídico para instrução do projeto de concessão onerosa da gestão, operação e manutenção do Complexo Maracanã", dizia a publicação no DO.

À época, a promessa era de um estudo para novo edital com data-limite em novembro - o que nunca aconteceu.

Questionada sobre a situação, a Secretaria de Estado da Casa Civil alegou que as comissões técnica e especial de licitação foram nomeadas através de um decreto publicado no último dia 10 - visando preparar o edital e os documentos necessários para iniciar a licitação da nova concessão do complexo do Maracanã.

O novo edital tem conclusão prevista para o fim do mês de junho e estará disponível para consulta pública. A estimativa é que todo o processo da concessão seja concluído até o final de outubro deste ano.

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< BioParque do Rio é inaugurado nesta quinta Negociação por reforço empaca e torcida do Flamengo protesta <