Logo Enfoco


    Disputa

    Competição de handebol agita São Gonçalo em jogos escolares

    Partidas são abertas ao público e a entrada é franca

    Publicado 22/06/2024 às 10:19 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    As partidas são abertas ao público
    As partidas são abertas ao público |  Foto: Divulgação SEEL-RJ/ Marcelo Moreira

    Na sexta-feira (21), cerca de 45 alunos das redes pública e privada participaram de mais uma etapa pré-classificatória dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), realizada no Colégio Odete São Paio, em Colubandê, São Gonçalo, na Região Metropolitana.

    As atividades vêm mobilizando estudantes de todo o estado em diversas competições que contemplam 20 modalidades esportivas.

    Durante o dia, jogaram alunos dos times das escolas: Odete São Paio, Ginásio Educacional Olímpico Dr. Sócrates, Ginásio Educacional Olímpico Samaranch, Marista Barra, João Paulo I, Colégio Militar do Rio de Janeiro e Centro Educacional Sobral Pinto. Na final, os vencedores foram o Ginásio Educacional Olímpico Samaranch, Marista Barra e o Colégio Militar do Rio de Janeiro, respectivamente.

    Neste fim de semana (21 e 22), as competições acontecem na capital fluminense (natação), em Angra dos Reis (futsal) e na cidade de Cabo Frio (badminton).

    O Parque Aquático Júlio Delamare, no Complexo Esportivo do Maracanã, será palco das disputas aquáticas. Juntas, as três provas reúnem alunos das regiões Metropolitana 1 e 2, Serrana, Lagos, Norte e Sul fluminense. As partidas são abertas ao público e a entrada é franca.

    ''É um momento muito marcante, de construção e fortalecimento do esporte como ferramenta impactante na vida dos nossos estudantes-atletas. Essas competições geram melhores perspectivas para os jovens e fomentam um ambiente enriquecedor de troca, onde alunos de diferentes cidades e escolas se conectam. Nas primeiras semanas de provas, é evidente a grande disposição e entusiasmo por parte dos participantes, sinalizando um evento muito promissor e inspirador'', afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

    O JERJ é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (Feerj). Ao todo, participam 71 municípios do Rio de Janeiro, com cerca de 650 escolas públicas e privadas inscritas, e mais de 5 mil estudantes nas equipes.

    Tatiane Silva Lima, mãe do atleta estudantil Raphael Isaac Silva Lima Cândido, contou que o filho está há um ano na prática esportiva, que começou no Handebol com o incentivo da família para que o jovem superasse um quadro de hiperatividade.

    ''O Raphael tem 13 anos e é uma criança hiperativa, colocar ele no esporte foi uma ideia que veio para que ele se exercitasse e melhorasse esse quadro emocional por meio da integração com outras crianças, outras vivências e, também, cuidando da saúde como um todo'', contou. 

    Raphael, que disse ter ficado “um pouco nervoso” com a sua estreia, também falou sobre como o esporte tem impactado positivamente em sua vida.

    ''O esporte me ajuda a me acalmar, ajuda no meu dia a dia, na escola e faço novos amigos. Hoje foi a minha primeira competição, fiquei um pouco nervoso, mas vou seguir me dedicando. Na próxima competição, vou melhorar e vamos ser o primeiro lugar'', contou o estudante do Colégio Odete São Paio, animado com a expectativa das próximas etapas dos jogos em que irá representar a instituição localizada em São Gonçalo.

    A competição é destinada a jovens de 11 a 17 anos e abrange 20 modalidades esportivas, como atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, natação e vôlei, entre outras.

    Com um calendário fixo de competições, as etapas pré-classificatórias percorrerão as cinco regiões administrativas do estado.

    Sobre os Jogos Escolares do Rio de Janeiro 

    Com o objetivo de fomentar a prática esportiva para crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer criou o programa que oferece, de forma gratuita, todos os subsídios para os estudantes das redes pública e privada terem acesso às práticas esportivas, que são fortes potencializadores da transformação social.

    Em uma política pública estruturante, o programa inclui a oferta de: equipe técnica, locais de competição, uniformes, troféus e medalhas.

    Além disso, os classificados terão a oportunidade de representar o Rio de Janeiro em competições organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em diversas partes do país.

    A iniciativa também prevê a inscrição dos alunos em torneios como os Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos da Juventude. O programa é desenvolvido com recursos da Lei Pelé, totalizando aproximadamente R$12 milhões de reais investidos.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Zeca Camargo se despede da Band após 4 anos

    Próximo artigo
    >

    Dois são presos transportando 100 kg de maconha na BR-101

    Relacionados em Esportes