Esportes

Copa América: em jogo de seis gols, Peru elimina o Paraguai nos pênaltis

Após muita luta em campo, Peru foi o último a sorrir no duelo contra o Paraguai. Foto: Copa América/Redes Sociais

Peru e Paraguai abriram as quartas de final da Copa América nesta sexta-feira (2), no Estádio Olímpico de Goiânia, em um jogo com muita emoção e seis gols marcados. Na disputa de pênaltis, a briga seguiu igual até as cobranças alternadas - que acabaram consagrando o goleiro Gallesi e colocando os peruanos nas semifinais por 5 a 4.

Em um primeiro tempo muito movimentado e com a pegada forte do futebol sul-americano, o Paraguai começou melhor, mais ligado e logo chegou ao gol. Depois de 10 minutos de pressão, Sánchez cobrou escanteio na área e Martínez cabeceou com força, mas Gallese fez um milagre para salvar o Peru. No rebote, no entanto, em bate-rebate na área, o palmeirense Gustavo Gómez empurrou para a rede.

O gol sofrido acordou os peruanos, que passaram a ter mais posse de bola e ocupar mais o campo de ataque. Aos 20 minutos, Carrillo fez belo lance individual e cruzou rasteiro na direção da pequena área. Lapadula se antecipou à marcação e desviou para o gol, superando Antony Silva e igualando o marcador. Empolgado, o Peru seguiu em cima, apertando a marcação na saída de bola e dominando o meio-campo.

A única chegada do Paraguai durante a pressão peruana foi aos 26, quando Romero cruzou despretensiosamente e viu Ramos desviar contra, acertando o travessão. Quase a lambança recoloca os paraguaios na frente, mas foi só. No restante da primeira etapa, só deu Peru - que, após cercar a área por 15 minutos, conseguiu chegar à virada.

Aos 39, em mais um excelente lance individual, Carrillo enganou todo mundo ao tocar de letra para Lapadula. Ele invade a área, ajeita o corpo e chuta cruzado para marcar o seu segundo gol no duelo. O zagueiro Gustavo Gómez reclamou de falta no lance anterior à virada e acabou sendo punido com o cartão amarelo - o que teria muito peso minutos depois.

Pouco antes do intervalo, Gustavo fez falta dura em Lapadula e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso e deixando o Paraguai por pelo menos 45 minutos com um a menos - um duro golpe para quem precisa reverter um placar em apenas um tempo de jogo.

Segundo tempo

Na segunda etapa, o Paraguai partiu para o tudo ou nada. Mesmo com um jogador a menos, a equipe de Eduardo Berizzo se lançava ao ataque, subindo as linhas e sufocando o time de Gareca. Forçando cruzamentos e cercando a área, a intenção dos paraguaios era manter o jogo no campo de ataque e não deixar o adversário gastar o tempo - a essa altura, cada vez mais precioso.

Em mais um escanteio de Sánchez, aos 9, Tapia desviou no primeiro pau e Junior Alonso, quase como um atacante, mandou para o gol, deixando tudo igual novamente. O Paraguai igualou o jogo na raça, mas consequentemente deixava espaços e se desgastava por precisar correr dobrado. Desta maneira, o confronto ficou mais aberto e franco, com as duas equipes buscando o gol da vitória.

A partida, então, se concentrou na região central do campo. Nenhuma das equipes conseguia organizar seus ataques a ponto de dominar a partida. Com muita entrega, os desarmes e divididas passaram a ser mais frequentes e a alternância da posse de bola era constante. Por outro lado, menos futebol do que na primeira etapa, com muita transpiração e pouca inspiração.

Quando a partida já se encaminhav para a disputa de pênaltis, veio o gol da vitória. O volante Yotún, ex-jogador do Vasco da Gama, dominou na intermediária e arriscou o chute de fora. O lance não seria perigoso, mas acabou matando o goleiro Antony Silva ao desviar em Robert Rojas e mudar o trajeto natural do arremate. Com o goleirão já caído, ela entrou lentamente no canto direito da meta paraguaia.

A vontade da Albirroja, no entanto, era inquestionável. Mesmo diante do cansaço por correr 45 minutos com um a menos, a equipe do Paraguai não aceitava ficar pelo caminho e arrastou a decisão para os pênaltis. Aos 44 da segunda etapa, em ligação direta do goleiro Antony Silva com o lateral-esquerdo Martínez, que cruzou para a área e encontrou Ávalos. O atacante aproveitou um desvio do companheiro Samudio e mandou para o gol.

Não havia tempo para mais nada. A briga seria na marca da cal.

Pênaltis

Nas penalidades, Ángel Romero, Junior Alonso e Piris da Motta marcaram para o Paraguai, mas Martínez e Samudio perderam. Pelo Peru, Lapadula, Yotún, Tapia converteram, mas Ormeño e Cueva desperdiçaram. Com o empate nas cinco cobranças iniciais, a decisão foi para as cobranças alternadas. Gallesi defendeu a batida de Espínola, enquanto Trauco, ex-Flamengo, venceu Antony Silva para classificar os peruanos.

Classificado às semifinais, o Peru aguarda o vencedor de Brasil e Chile, também nesta sexta. A disputa por uma vaga na final acontece na segunda-feira (5), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, às 20h.

< Preso pastor evangélico acusado de estuprar adolescentes em Araruama Governo Federal desmente versão de vacinas vencidas <