Esportes

Copa do Brasil 2022 pode ter três clubes cariocas na 3ª fase pela primeira vez

Imagem ilustrativa da imagem Copa do Brasil 2022 pode ter três clubes cariocas na 3ª fase pela primeira vez
|  Foto: Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Copa do Brasil poderá ter três grandes cariocas na terceira fase. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A temporada atual ainda não chegou ao fim, mas o ano de 2022 já começa a aparecer no horizonte. Com as principais competições se encaminhando para um desfecho, o calendário do próximo ciclo já se desenha - principalmente para os clubes de melhor desempenho no Brasil.

O perfil oficial da Copa do Brasil confirmou, nesta quinta-feira (18), que três das 12 equipes que entram direto na terceira fase da competição já estão confirmadas. Atlético-MG e Flamengo, já garantidos entre os seis primeiros do Campeonato Brasileiro, e o Bahia, campeão da Copa do Nordeste.

Restam, então, nove lugares entre as equipes que pularão os dois primeiros mata-matas. Serão eles: o campeão da Série B do Brasileirão, o campeão da Copa Libertadores, o campeão da Copa Sul-Americana, o campeão da Copa do Brasil, o campeão da Copa Verde e os seis primeiros colocados do Brasileirão - que vão à Libertadores.

Como é natural o 'acúmulo' de vagas, a expectativa é que o G6 acabe virando, pelo menos, G8. Assim, com o Botafogo disputando o título da Segundona e o Fluminense em oitavo lugar nos pontos corridos, é possível que três equipes cariocas entrem na terceira fase da Copa do Brasil.

Panorama

O Flamengo é o único já garantido - e pode 'ajudar' o rival Fluminense. Em caso de título da Libertadores, o Rubro-Negro abre mais uma vaga direta pelo Brasileirão, já que não pode mais ser alcançado pelo sétimo colocado. A equipe de Renato Gaúcho disputa o troféu de melhor equipe do continente diante do Palmeiras no próximo dia 27.

O Botafogo também está bem perto da classificação direta. Para isso, precisa garantir o título da Série B - que pode vir já neste domingo (21). Caso vença o lanterna e já rebaixado Brasil de Pelotas-RS, fora de casa, e o Coritiba tropece diante do CSA, no Paraná, o Alvinegro é campeão antecipado da segunda divisão nacional.

O Fluminense é quem tem o maior caminho a percorrer - mas também tem uma classificação bem viável. Caso não queira depender dos outros, o Tricolor precisa saltar da atual oitava colocação para o sexto lugar. A diferença é de quatro pontos para o Fortaleza, última equipe no G6. No entanto, os títulos de Atlético-MG, na Copa do Brasil, e do Red Bull Bragantino, na Sul-Americana, podem garantir o oitavo lugar do Brasileirão na terceira fase.

Vagas

  • Campeonato Brasileiro: Atlético-MG e Flamengo (não podem mais ser alcançados pelo sétimo colocado); no momento, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Corinthians e Fortaleza. Em caso de acúmulo de vagas, Internacional, Fluminense e América-MG podem entrar (G9).
  • Copa do Nordeste: Bahia
  • Série B do Brasileirão: Botafogo, Coritiba ou Goiás
  • Copa Libertadores: Flamengo* ou Palmeiras
  • Copa Sul-Americana: Athletico-PR ou Red Bull Bragantino
  • Copa do Brasil: Atlético-MG* ou Athletico-PR
  • Copa Verde: Vila Nova, Nova Mutum, Paysandu, Remo ou Manaus

< Queda de moto complica trânsito da Ponte Rio-Niterói Rico Melquíades de A Fazenda seria a nova Juliette? <