Primeiro duelo

Copa do Brasil: Mengão encara Grêmio pelo jogo de ida da semifinal

Rubro-Negro não perde para o rival fora de casa desde 2018

No confronto mais recente, pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu po 3 a 0
No confronto mais recente, pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu po 3 a 0 |  Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Dois dos maiores vencedores da Copa do Brasil, Flamengo e Grêmio, estarão frente a frente na noite desta quarta-feira (26), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A partir das 21h30 (de Brasília), a dupla de gigantes do futebol nacional inicia a disputa da semifinal da edição de 2023 do torneio. Este duelo terá transmissão da TV Globo, SporTV e Prime Video.

Com cinco títulos no currículo, o Grêmio é o segundo maior campeão do mata-mata nacional, atrás apenas do Cruzeiro, que tem um a mais. O Flamengo aparece logo atrás com quatro títulos. As duas equipes, por coincidência, foram as primeiras a faturar o caneco, com o Tricolor levantando a taça em 1989 e o Rubro-Negro no ano seguinte. O Flamengo é o atual campeão, enquanto o Grêmio conquistou seu último título em 2016.

Leia +: Flamengo perde três jogadores para disputa contra o Grêmio

Apesar do histórico equilibrado do confronto, o Flamengo tem se sobressaído na disputa deste clássico brasileiro no passado recente. Nos últimos dez jogos, foram seis vitórias rubro-negras conta apenas uma do Tricolor, além de três empates. A superioridade do Flamengo também se verifica nos duelos em Porto Alegre, onde o Grêmio não vence desde 2018, com três derrotas e dois empates.

A vantagem da equipe carioca também é significativa no retrospecto recente em duelos em mata-matas. O Flamengo superou o adversário nas quartas de final da Copa do Brasil em 2018 e 2021, e nas semifinais da Libertadores em 2019.

Para o técnico Renato Gaúcho, o confronto deste ano é uma chance de apagar a fama de freguês do Flamengo que o Grêmio adquiriu sob seu comando. Para enfrentar o Fla nesta quarta, o treinador pode não contar com o atacante uruguaio Luís Suárez, que é alvo de negociação com o Inter Miami. Já o paraguaio Villasanti, ausente na partida contra o Atlético-MG pelo Brasileiro, no último sábado, treinou normalmente e deve estar em campo.

No Flamengo, três desfalques estão confirmados. Com dores no joelho, o zagueiro David Luis não seguiu com a delegação para a capital gaúcha, assim como os volantes Erick Pulgar, lesionado, e Gerson, suspenso por expulsão nas quartas de final, contra o Fluminense.

O segundo jogo da semifinal será disputado no Maracanã, na quarta-feira, dia 16 de agosto.

Escalações

Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo, Cristaldo, Bitello e Reinaldo; Luis Suárez (André Henrique ou Ferreira).

Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas (Filipe Luís), Allan, Thiago Maia, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.

Arbitragem

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP);

Assistentes 1 e 2: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG);

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG);

Quarto árbitro: Joao Vitor Gobi (SP).

Gazeta Esportiva

< Torcida do Botafogo esgota ingressos para jogo contra Coritiba Atriz internacional ignora Anitta em evento na Ásia <