Mundial

Copa do Mundo de 2030 será realizada em seis países; entenda

Anúncio foi feito pela Fifa nesta quarta-feira (4)

Copa do Mundo de 2023 será sediada em três continentes diferentes
Copa do Mundo de 2023 será sediada em três continentes diferentes |  Foto: Reprodução/Twitter
  

A Fifa confirmou oficialmente, na quarta-feira (4), que Espanha, Portugal e Marrocos irão sediar a Copa do Mundo de 2030. No entanto, um fato que chamou a atenção é que Argentina, Uruguai e Paraguai, receberão os três primeiros jogos das 104 partidas da competição. Isso só vai acontecer como uma forma de homenagem à primeira edição do Mundial, em 1930.

Após os três primeiros jogos realizados na América do Sul, as seleções vão embarcar para a Europa e África.

"Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos - Uruguai, Argentina e Paraguai - organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo", disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, comentou em suas redes sociais sobre os primeiros jogos serem realizados na América do Sul.

A Copa do Mundo Centenária 2030 começa onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai, sediarão as partidas de abertura do #MundialCentenário" Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol
 

Se essa fórmula intercontinental e de várias sedes for aprovada de maneira oficial em 2024, o torneio começará com seis equipes automaticamente classificadas, de um total de 48 seleções participantes, o que será um número inédita de vagas asseguradas sem a necessidade de participação nas eliminatórias.

Com o aumento de 32 para 48 países na Copa do Mundo a partir da edição de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e México, a América do Sul passa a ter seis países no Mundial.

Desta maneira, para a Copa do Mundo de 2030 três das seis vagas já estão atribuídas. O continente pode ter um sétimo país no torneio, em uma vaga que será definida na repescagem contra uma seleção de outro continente.

Argentina, Uruguai e Paraguai apresentaram uma candidatura conjunta para receber a Copa de 2030, mas desistiram da proposta em troca de três partidas do Mundial, que devem celebrar o centenário do torneio disputado pela primeira vez no Uruguai em 1930.

< Veterinária e cadela que tem medo de agulha viralizam na web Sâmia Bomfim fala sobre execução do irmão no Rio: 'Injusto e cruel' <