Logo Enfoco


    Dedicação

    Cria do Caramujo, em Niterói, é a nova sensação do atletismo

    Rafaelle Weitzel, de 16 anos, vai disputar o JERJ 2025

    Publicado 16/05/2025 às 8:00 | Atualizado em 16/05/2025 às 11:58 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Rafaelle conquistou a medalha de ouro nos Jogos da Juventude no ano passado
    Rafaelle conquistou a medalha de ouro nos Jogos da Juventude no ano passado |  Foto: Rede social

    Entre os mais de 9 mil inscritos nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro 2025 (JERJ), que começam neste sábado (17), está Rafaelle Weitzel Deodato, de 16 anos, uma jovem promessa do atletismo, e que é cria do Caramujo, na Zona Norte de Niterói.

    O torneio será disputado em diversas cidades do Estado e é uma grande oportunidade para jovens atletas entre 11 a 17 anos.

    A menina vem se destacando cada vez mais. Rafaelle foi a grande sensação do JERJ no ano passado, onde ganhou a medalha de ouro. Em entrevista exclusiva ao ENFOCO, a adolescente afirmou que se sente muito orgulhosa do grande feito.

    "Eu me sinto muito grata por ter conseguido a medalha de 1º lugar e representar o estado do Rio de Janeiro. Foi uma experiência incrível e fiquei muito feliz. Foi muito bom ter essa experiência", disse Rafaelle, no esquenta do JERJ 2025.

    Rafaelle vem se destacando no atletismo
    Rafaelle vem se destacando no atletismo |  Foto: Rede social

    Além de troféus e medalhas, os vencedores ganham a oportunidade de representar o Rio de Janeiro no Jebs, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e nos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Com essa grande possibilidade batendo na porta, Rafaelle contou que treina todos os dias para chegar na melhor forma para a competição.

    "Meu treino é diário. Quero evoluir cada vez mais e ser melhor a cada dia", relatou.


    Aspas da citação
    Minha expectativa para este ano é trazer a medalha de 1º lugar novamente. Quero bater a minha marca do ano passado e, se Deus quiser, eu vou conseguir. Vou dar o meu melhor
    Rafaelle Weitzel, atleta
    Aspas da citação

    Pontapé

    Mas tudo começou há anos, quando uma vizinha dela chamou para realizar um teste. Segundo Rafaelle, o atletismo não foi sua primeira opção.

    "Primeiro, comecei com Muay Thay, mas não gostei. Depois, ela me chamou para fazer atletismo e me destaquei. Comecei a fazer os testes e a treinadora gostou de mim, dizendo que tenho um potencial enorme. Isso me incentivou ainda mais", contou.

    Todo jovem atleta que disputa campeonatos, principalmente aquele que tem pouca oportunidade, sonha em participar de um torneio de grande relevância, como a Olimpíada ou Pan-Americano. Com a corredora de Niterói, não é diferente.

    "Antes, eu via na televisão as pessoas fazendo esporte, disputando Olimpíada, sempre foi um sonho. Eu quero ser atleta olímpica e também participar do Pan-Americano. Estou treinando muito e tenho certeza que vou chegar lá", exclamou a atleta.

    Foco

    Com poucas condições, ela viu no esporte a oportunidade de brilhar. Sua maior incentivadora era sua avó, que faleceu no ano passado. No entanto, mesmo assim, a jovem buscou forças para dar orgulho a ela.


    Aspas da citação
    Minha maior incentivadora sempre foi a minha avó. Ela foi tudo pra mim nessa vida. Sempre quando eu me desanimava, ela continuava me dando forças, dizendo que eu era o orgulho dela. Eu sempre fui criada por ela, desde pequena. Ela foi minha mãe e meu pai. Enquanto minha avó estava viva, eu falei pra ela que iria me ver na televisão, mas infelizmente ela faleceu
    Rafaelle Weitzel, atleta
    Aspas da citação

    Quando Rafaelle embarcou para João Pessoa para disputar os Jogos da Juventude no ano passado, sua avó estava internada na UTI. Apesar disso, ela seguiu focada em participar do torneio. Pouco antes de partir, ela contou que teve que levar uma autorização no hospital para sua avó assinar e ela ter a oportunidade de competir.

    "Antes de embarcar, eu falei a ela que ia voltar com a medalha de primeiro lugar. Eu estava com o coração partido, não queria ir com ela internada, mas eu fui. Um dia antes de competir, eu recebi uma mensagem da enfermeira dizendo que minha avó queria gravar um vídeo. Quando me mandou, era ela dizendo que iria receber alta do hospital no dia seguinte, no dia que eu ia competir. Quando eu vi o vídeo, eu pulei de emoção, porque eu pensava nela o dia todo. Chegou o dia da competição e eu ganhei, fiquei em primeiro lugar. Ela me deu forças para conseguir. Foi muito emocionante para mim e para ela", detalhou.

    Pouco tempo depois, ela faleceu. Agora, Rafaelle mora com sua tia. No entanto, o legado e incentivo da sua avó permanecem até hoje.

    "Agradeço a Deus todos os dias por ter vivido com minha avó. Ela foi a maior inspiração da minha vida, e continua sendo até hoje. Se hoje estou no esporte, é por causa dela. Estou vivendo o meu sonho e o dela também", enfatizou.

    Por fim, Rafaelle deixou uma mensagem de incentivo para os jovens atletas que estão em busca de uma vida melhor e alçar voos maiores no esporte.

    "Não desista, porque lá na frente você vai ver que valeu a pena. Pessoas vão tentar te diminuir, falar que isso não é para você, que não vai dar futuro. Mas só você e Deus sabem o que é melhor para você e sua vida. Então, se é isso que você quer e é o seu sonho, não desista e não liga para o que os outros vão falar", finalizou.

    Rafaelle, a segunda da esquerda para direita, e suas companheiras
    Rafaelle, a segunda da esquerda para direita, e suas companheiras |  Foto: Rede social

    Jogos Escolares do Rio de Janeiro

    Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro (Jerj) começam neste sábado (17). O torneio, realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do RJ (Feerj), teve este ano mais de 9 mil inscrições de alunos de escolas públicas e particulares de todas as regiões do estado, batendo o recorde histórico de participantes na competição, de pouco mais de 5 mil.

    "Os Jogos Escolares são uma celebração do talento, da dedicação e do espírito esportivo da juventude fluminense. É motivo de grande orgulho ver tantos jovens participando e superando limites. Este recorde histórico de inscrições mostra que estamos no caminho certo ao investir no esporte como ferramenta de inclusão, educação e cidadania. O Governo do Estado seguirá firme nesse compromisso", afirmou o governador Cláudio Castro.

    Modalidades

    Jovens estudantes de 11 a 17 anos vão competir em 20 modalidades individuais e coletivas. As etapas classificatórias abrangem as cinco regiões do estado. O destaque do fim de semana de estreia é o vôlei de praia, disputado na praia do Leme, a partir das 8h. Destes confrontos, sairá o representante do Rio de Janeiro para as competições nacionais. Esta modalidade foi a que mais cresceu do ano passado para este.

    Além da modalidade de praia, o futsal será realizado em Guaratiba e o handebol em Seropédica. Ainda em maio, ocorrem as competições de judô, basquete, ginástica artística, badminton e vôlei em diferentes municípios.

    "Ter jovens de todas as regiões do estado competindo em 20 modalidades diferentes mostra a força e o alcance do esporte escolar no Rio de Janeiro. É uma oportunidade única para esses estudantes vivenciarem a experiência de uma competição oficial, muitos pela primeira vez, e se desenvolverem dentro e fora das quadras. Nossa missão é justamente essa: garantir que o esporte esteja presente em todas as partes do estado, com estrutura, incentivo e acolhimento", destacou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

    A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) será responsável pelo fornecimento de água potável aos atletas durante os Jogos, em conformidade com a Lei da Hidratação, que obriga a oferta gratuita de água potável em eventos esportivos e culturais.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Idoso é espancado por cobrar dívida de R$ 10 no Rio; vídeo

    Próximo artigo
    >

    Médico que foi vereador em São Gonçalo está na mira da polícia

    Relacionados em Esportes