Homenagem

Cristo 'veste' camisa do Vasco no centenário da Resposta Histórica

Ação aconteceu das 19h30 às 20h30 deste domingo

Ação celebra o marco histórico que revolucionou a participação de negros e operários no futebol profissional brasileiro
Ação celebra o marco histórico que revolucionou a participação de negros e operários no futebol profissional brasileiro |  Foto: Marcelo Wance/Vasco da Gama

Em forma de homenagem ao centenário da Resposta Histórica, o Cristo Redendor 'vestiu' a camisa do Vasco na noite deste domingo (7). A ação partiu do clube associativo e celebra o marco histórico que revolucionou a participação de negros e operários no futebol profissional brasileiro.

O ex-jogador e atual presidente do clube, Pedrinho comentou sobre o momento histórico.

"A Resposta Histórica nasceu nos campos de futebol, no Vasco, mas ela ultrapassou os limites da comunidade vascaína. Mais do que um manifesto, a Resposta Histórica enfrentou o debate sobre a importância de lutar e se posicionar contra o racismo. O centenário da Resposta Histórica propõe uma reflexão: apesar dos avanços da sociedade brasileira desde 1924, ainda estamos longe de extinguir, definitivamente, todas formas de preconceito, sejam elas raciais, socioeconômicas e culturais. Espero que nos próximos 100 anos, a Resposta Histórica seja a lembrança de um tempo que não existe mais", afirmou.

Leia +: Vasco celebra centenário da Resposta Histórica

Por mim, Pedrinho disse que o marco na história do clube e do futebol brasileiro deve ser sempre lembrado e comemorado. Além disso, ele afirmou que a Resposta Histórica é o maior título da história do Vasco.

"Nasci e joguei no Vasco. Ganhei títulos, e agora, tenho a honra e responsabilidade de ser presidente. Vivi e vivo intensamente a história do clube. Porém, a maior conquista aconteceu fora de campo, em 1924, a Resposta Histórica. E somente o Cristo Redentor pela imponência de ser um patrimônio da humanidade [pela Unesco] poderia mostrar a real importância do centenário desse marco, por tudo que ele representa para a cidade, para o Brasil e para o mundo. Não posso de deixar de agradecer a todos que viabilizaram a ideia que tivemos e que compreenderam a importância da mensagem", finalizou.

Nas redes sociais, o associativo do clube comemorou o ato sobre a luta contra o racismo.

"No Centenário da Resposta Histórica, o maior símbolo da cidade e do Brasil leva ao mundo a mensagem da luta contra o racismo e pela inclusão social. Nosso agradecimento ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor", disse no comunicado.

< Vinicius, do BBB 24, sofre acidente de ônibus: 'Capotou' Anitta anuncia primeira turnê mundial: 'Emocionada' <