Copa

Croácia avança e deixa Bélgica pelo caminho; Marrocos é a surpresa

Grupo F tem emoção até o fim da última rodada

Croácia avançou com o empate; Bélgica volta para casa
Croácia avançou com o empate; Bélgica volta para casa |  Foto: Divulgação/Fifa
 

Croácia e Bélgica fizeram um jogo emocionante apesar da falta de gols e empataram em 0 a 0 nesta quinta-feira (1º), no Estádio Ahmad bin Ali. Com o resultado, os belgas estão eliminados da Copa do Mundo do Catar. A surpresa ficou por conta do Marrocos, classificado como líder do Grupo F - à frente dos croatas, que passam em segundo lugar.

Os croatas mostraram que não estavam de brincadeira e quase abriram o placar no primeiro lance da partida. Perisic recebeu a bola pelo lado esquerdo e bateu cruzado, soltando um foguete que passou rente à trave esquerda do goleiro Courtois.

Depois, aos 11, a Bélgica igualou os esforços e também teve ótima chance para abrir o placar. Mertens recebeu na direita e cruzou para Carrasco. Ele ficou sem ângulo e perdeu tempo, precisou ajeitar a bola e deu tempo de recuperação ao zagueiro - que bloqueou a finalização para escanteio.

A Croácia teve um pênalti assinalado a seu favor aos 16 minutos. Carrasco deu entrada forte de sola em Kramaric. No entanto, após checagem do VAR, foi detectada a posição de impedimento de Lovren na origem do lance, anulando a penalidade máxima. 

O jogo era bastante movimentado e as duas equipes buscavam o gol, embora a Croácia tivesse mais tempo de posse de bola e mais solidez no estilo de jogo. A Bélgica trocava passes e deixava o jogo sob comando de De Bruyne, mas não repetia o bom futebol de outros Mundiais. 

O cenário de drama começava a se desenhar no fim da primeira etapa - já que, na outra partida do grupo, Marrocos ia batendo o Canadá e chegava a 7 pontos. Com o momentâneo empate sem gols, a Croácia, com 5, e a Bélgica, com 4, faziam um confronto direto pela outra vaga. 

Segundo tempo

A etapa complementar manteve o ritmo acelerado nos primeiros minutos. Logo de início, as duas seleções tiveram oportunidades de abrir o placar - com Lukaku de um lado e Kovacic do outro. Os goleiros trabalharam bem, mantendo o marcador empatado. 

A Croácia seguia mantendo a posse de bola, enquanto a Bélgica ameaçava nos contragolpes. O jogo era estratégico e muito tático, com boas leituras de ambos os lados. Aos 8, após boa troca de passes quebrando as linhas de marcação, Kovacic recebeu na entrada da área e bateu para ótima defesa de Courtois.

A grande chance da Bélgica aconteceu aos 15. Depois de linda enfiada de bola de De Bruyne, Carrasco invadiu a área perseguido pela marcação e conseguiu finalizar, parando em boa defesa de Livakovic. No rebote, Lukaku se antecipou ao zagueiro e finalizou de canhota, carimbando a trave direita.

Na sequência, aos 17, após ótima triangulação pelo lado esquerdo, De Bruyne cruzou e a zaga desviou, matando o goleiro Livakovic no lance. Ela sobrou para Lukaku, livre no segundo pau, cabecear por cima da meta. Porém, o gol seria anulado - já que os replays mostraram a bola saindo pela linha de fundo antes do cruzamento.

A 15 minutos do fim, o panorama mudou um pouco. Como avançaria ao mata-mata com o empate, a Croácia passou a priorizar a defesa. Já a Bélgica, que estava sendo eliminada, passou a ter mais a bola e pisar mais no campo de ataque. 

O centroavante belga perdeu sua terceira chance aos 41 minutos. Após alguns cruzamentos na área e vários cortes dos defensores, a bola sobrou para Meunier. Ele pegou de primeira e empurrou para o meio da área, encontrando Lukaku - que desviou desequilibrado e tirou tinta da trave esquerda de Livakovic.

Infelizmente não era a noite de Lukaku. Aos 45, já em pressão total da Bélgica, Thorgan Hazard cruzou do lado direito, o goleiro saiu mal e a bola sobrou para o centroavante com o gol vazio. Ele desviou de peito, sem força, e Livakovic conseguiu se recuperar para defender praticamente em cima da linha.

Outros resultados

No outro jogo da chave, no Estádio Al Thumama, Marrocos dominou o Canadá e comprovou seu ótimo momento ao vencer por 2 a 1. Os gols foram marcados por En-Nesyri e Ziyech, com Aguerd (contra) descontando. Assim, os marroquinos avançaram às oitavas de final com a primeira posição do grupo. Canadá fica na lanterna sem pontuar.

< Estado é pressionado sobre impasse envolvendo as barcas Anitta dá entrada em hospital de São Paulo <