Esportes

Descubra curiosidades entre Fluminense e Internacional pelo Campeonato Brasileiro

Os dois clubes possuem ídolos em comum e séries longas de invencibilidade na disputa. Foto: Lucas Merçon / Fluminense

Pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense enfrenta o Internacional no Maracanã, neste domingo (16/08), às 18h. Dois clubes que disputam um dos maiores clássicos interestaduais, com um histórico de jogos marcantes e decisivos.

Os dois times enfrentaram-se, pela primeira vez na história, em um amistoso realizado no dia 08 de agosto de 1937. O jogo foi disputado no Estádio dos Eucaliptos (em Porto Alegre), em uma tarde de domingo. Pelo Campeonato Brasileiro, ainda intitulado como Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Fluminense e Inter jogaram pela primeira vez no dia 19 de abril de 1967.

Durante as conquistas dos quatro títulos brasileiros, o Tricolor só não jogou contra o Internacional no feito de 1984, por conta do clube gaúcho ter iniciado em grupo diferente e não ter chegado aos cruzamentos previstos pela fórmula de disputa.  Nos campeonatos brasileiros de 1976 e de 1988, os dois clubes por pouco não se encontraram nas finais, com o Fluminense vindo a parar nas semifinais.

GOLS NO CLÁSSICO

Quando o assunto é artilharia, os atacantes: Fred e Waldo, são destaques em confrontos contra o Inter, com 4 gols. Gildásio e Thiago Neves, estes com 3 gols. Relembrando goleadas marcantes, o Fluminense venceu o Internacional por 4 a 1 no Beira-Rio, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2007, com gols de Thiago Silva, Thiago Neves(duas vezes) e Alex Dias.  Pelo Campeonato Brasileiro de 2019, o Fluminense venceu o Internacional pelo placar de 2 a 1, interrompendo uma série de sete jogos sem vencer e deixando a zona de rebaixamento.

ÍDOLOS DOS DOIS LADOS

Os clubes também possuem ídolos em comum.  O ponta-esquerda Lula foi jogador de Fluminense e Internacional. Campeão brasileiro em 1970 pelo Flu e em 1975 e 1976 pelo Inter.

O goleador gaúcho Flávio, foi companheiro de ataque de Lula no Fluminense e no Internacional, tendo sido igualmente um dos grandes ídolos dos dois escretes. Campeão brasileiro em 1970 pelo Flu e em 1975 pelo Inter.

Abel Braga também é destaque como ídolo entre os dois clubes.  Revelado nas divisões de base, o técnico começou no Fluminense em 1968, sendo integrado ao elenco profissional em 1971. Como treinador do Fluminense, atuou em 2005, entre 2011 e 2013, e em 2017, conquistando títulos importantes. Taça Guanabara, Torneio Luiz Penido, Campeonato Carioca e, por fim, o Campeonato Brasileiro. Este título foi conquistado com três rodadas de antecipação, em um jogo em Presidente Prudente, contra o Palmeiras.

< Detentos voltarão a receber visitas virtuais Barcelona: goleada histórica, protestos e futuro incerto <