Vitória

Deu Messi! Argentina é a grande campeã da Copa do Mundo de 2022

Seleção conquistou o terceiro título mundial

Messi joga última Copa do Mundo e ganha primeiro título
Messi joga última Copa do Mundo e ganha primeiro título |  Foto: Divulgação / Fifa
 

É oficial! Após 36 anos sem subir no pódio, a Argentina é a grande campeã da Copa do Mundo de 2022, no Catar. A decisão veio em uma disputa acirrada contra a França, neste domingo (18), no Estádio de Lusail, com um placar de 4x2 na disputa de pênalti, no tempo regulamentar o placar ficou em 3x3. Os Hermanos conquistaram o terceiro título mundial com casa lotada, já que cerca de 40 mil argentinos compareceram. 

Os atuais campeões franceses eram um dos favoritos para vencerem a disputa. Mas a seleção de Lionel Messi não se intimidou e percorreu todos os degraus, um por um, para chegar ao pódio e levantar a tão sonhada taça. Além disso, o time também recebeu uma quantia de 38 milhões de euros.

O jogo foi uma despedida repleta de esplendor do camisa 10, que disputou a última Copa do Mundo de sua carreira, com um jogo que vai ficar marcado na história dos argentinos. 

Com a vitória, Kylian Mbappé e os franceses voltam para casa com o segundo lugar no mundial e 27,7 milhões de euros no bolso. A seleção chegou perto de igualar uma conquista que só o Brasil possui: alcançar um bicampeonato consecutivo.

O jogo

O primeiro tempo da partida começa mostrando o gás dos jogadores da Argentina. Ambas as seleções inicia com marcações de faltas, De Paul recebe a bola no campo de defesa e sofre falta por trás de Rabiot. Logo em seguida, o meio-campista argentino devolve a falta e acaba levando uma bronca do juiz.

Um ataque perigoso dos Hermanos lance deixa os franceses atentos a partida. Mac Allister recebe a bola e, em tentativa de finalização, chuta forte para o gol, mas Lloris fez a defesa. Ainda pressionando, em cobrança de escanteio, Messi cruza baixo mas a defesa francesa tira o perigo da área.

Uma falta no ataque aos 08' deixou o goleiro Lloris no chão. Após o cruzamento de Molina, o goleiro da França sai para afastar o perigo, mas acaba sofrendo falta de Romero. Ele foi atendido em campo e o jogo é retomado.

A Argentina continua impondo o ritmo do jogo. Uma troca de passes entre Messi e De Paul na direita, o valente toca perto da área e Di Maria chega por trás, batendo de primeira mas isolando a bola.

A oportunidade da França chega aos 18'', quando Theo Hernandez, na tentativa de se desvencilhar, sofre uma falta na marcação de Romero próximo a área. Na batida, Griezmann faz o cruzamento e Giroud cabeceia para fora.

Aos 22' Lionel Messi marca o primeiro da Argentina, durante uma cobrança de pênalti. Em jogada individual de Dí Maria, Dembelé invade a área e é derrubado. O camisa 10 faz a cobrança com categoria, esperando o goleiro cair para a direita e jogando a bola na rede do canto oposto. 

Totalmente no controle da partida e mostrando entrosamento no toque, Argentina marca o segundo gol aos 35', com Di María. Allister manda para Messi no meio do campo, que toca rápido para Álvarez na direita. O atacante, mantendo o ritmo acelerado, manda de volta para Mac Allister que invade a área, ajeita para Di María, que bate na esquerda.

Aos 40', Didier Deschamps decide fazer modificações no ataque do time, tirando Ousmane Dembélé para a entrada de Randal Kolo Muani e Olivier Giroud para dar vez a Marcus Thuram. Durante a saída, Giroud fica incomodado com a decisão do técnico, saindo do campo sem olhar para ele.

Nos acréscimos, Thuram tenta passar por dois na direita durante ataque e é derrubado por Enzo Fernández, que recebe cartão amarelo. Griezmann aparece pela primeira vez na partida e tenta lançamento próximo a área mas ninguém recebe.

Segundo tempo

A disputa no segundo tempo começa acirrada, ainda com chances no lado argentino. Nos 3'' Messi abre jogada para Di María, que toca para De Paul e batida direta cai nas mãos de Lloris.  Aos 5'' Mbappé  faz uma investida e foi totalmente travado, lançando escanteio para o time, defendido por Martínez. 

Os Hermanos continuam no domínio, com mais tentativas de lance do que a França, com poucas jogadas trabalhadas. Aos 18', Scaloni decide mexer no time e tira Di María, autor do segundo gol, trocando pelo lateral esquerdo Acuña.

Kylian Mbappé faz a primeira finalização aos 25''. O atacante avança pela esquerda para o meio, corta o marcador e chuta por cima do gol. Deschamps tira Griezmann e Theo Hernández para a entrada de Coman e do volante Camavinga. 

As 33'', Kolo Muani avança e, após disputa com Otamendi, cai na área, marcando o primeiro pênalti para a França. A cobrança foi batida por Mbappé que, com categoria, acerta no canto direito e marca o primeiro da França, diminuindo o placar.

Ainda em clima de virada, a França marca o segundo gol logo após o primeiro, também do camisa 10. Coman desarma Messi no meio-campo, avança, cruza na área para o craque que pega de primeira e garante outro golaço, empatando o jogo.

Na área da Argentina, Thuram simula uma falta para tentar cavar um pênalti e leva cartão amarelo por simulação. O jogo caminha para a prorrogação. 

Prorrogação

A disputa de prorrogação mostra equilíbrio dos dois lados. A Argentina, um pouco mais cansada, começa a perder um pouco do protagonismo, dando chances de ataque à França. 

Mesmo assim, os Hermanos continuam as investidas e uma chance de ouro pinta aos 14', quando Messi faz uma jogada de tabela com Mac Allister, que solta para Lautaro e chuta, mas é travada pela zaga francesa. Logo em seguida, o jogador ganha outra oportunidade após receber um bolão no campo de ataque, mas bate fora.

Aos 3'' do segundo tempo da prorrogação Messi marca um golaço com jogada de tabelinha com Enzo Fernández e Lautaro Martínez na direita. O atacante bate e a bola é defendida por Lloris, no rebote Messi pega de primeira e lança no gol, colocando a Argentina próxima do pódio.

Mas essa realidade é modificada por, mais uma vez, Mbappé durante cobrança de pênalti. O camisa 10 bate no canto direito de Martínez, que cai para o outro lado. A disputa foi encaminhada para os pênalti.

Pênalti

Na disputa de penalidade máxima, a Argentina vence em um placar de 4x2. Os gols são marcados por Messi, Dybala, Paredes e Montiel. Já na França, Mbappé e Kolo Muani marcam, já Tchouaméni e Coman perdem na cobrança.

< Acidente grave entre carro e moto deixa dois feridos em Niterói Argentina vence a França nos pênaltis e é tricampeá <