Esportes

Diante dos times-base, saiba o que cada torcedor carioca deve pedir na virada

Imagem ilustrativa da imagem Diante dos times-base, saiba o que cada torcedor carioca deve pedir na virada
Treinadores tentam acertar os ponteiros para o início da temporada em janeiro. Foto: reprodução

Está chegando a hora da virada de ano. Um 2022 repleto de novas emoções é logo ali. Daqui a menos de um mês já se inicia a próxima temporada. E, diante dos times-base que já podemos montar, é possível saber o que cada torcedor carioca precisa pedir ao pular suas ondas ou simplesmente fechar os olhos e mentalizar seus desejos durante os fogos.

Botafogo

O botafoguense foi o torcedor que mais teve motivos para comemorar em 2021. Saindo de um rebaixamento trágico para uma ressurreição com Enderson Moreira, saindo do 14º lugar da Série B rumo ao título da competição, o botafoguense tem a escalação vitoriosa na ponta da língua.

No entanto, ele deve ser também o mais preocupado para 2022. Com os destaques de saída e sem conseguir contratar devido à crise financeira, o esquadrão alvinegro para a próxima temporada ainda é uma incógnita. A esperança fica por conta do investidor John Textor, que caminha para comprar a Sociedade Anônima do Futebol, e pode investir ainda no primeiro semestre.

Time-base: Gatito Fernández, Rafael, Joel Carli, Kanu e Carlinhos; Romildo, Kayque e Chay; Diego Gonçalves, Ronald e Matheus Nascimento*.

O time-base do Botafogo. Foto: Reprodução

O goleiro paraguaio renovou seu contrato e deve voltar a atuar depois de mais de dois anos parado por conta de uma lesão. O zagueiro Kanu, uma das principais peças do elenco, tem sondagem do Corinthians e pode sair. Já o jovem Matheus Nascimento é a única opção para o ataque após as saídas de Rafael Navarro e Rafael Moura, mas deve jogar a Copa São Paulo.

A equipe do Botafogo deve sentir muito as ausências de Barreto, Luís Oyama, Marco Antônio - que, até então, não devem renovar seus contratos. Navarro, líder em participações em gols na Série B, também será forte ausência. O Alvinegro precisa se reforçar para fazer um Brasileirão sem sustos.

O torcedor, então, precisa concentrar seus pedidos pela confirmação da transformação em clube-empresa o mais rápido possível. Caso a parceria com a Eagles Holding prospere, o Botafogo volta finalmente a vislumbrar ser um time competitivo e brigar por títulos.

Flamengo

O Rubro-Negro, embora tenha encerrado a temporada em clima de frustração pelos vice-campeonatos no Brasileiro e na Libertadores, seguiu sendo bastante competitivo e deve ter pouquíssimas mudanças na equipe titular. O clube busca oportunidades pontuais no mercado, mas sem fazer loucuras financeiras.

Gabigol, artilheiro do clube desde 2019, vem recebendo sondagens do exterior e uma venda não está descartada. Porém, mesmo em caso de saída do seu ídolo, o Flamengo estará bem servido - já que Pedro é um reserva de luxo na Gávea. O Urubu deve fazer mais uma temporada de caça a todos os títulos disputados em 2022.

Time-base: Diego Alves, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Matheusinho, Willian Arão, Andreas Pereira e Michael; Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

O time-base do Flamengo. Foto: Reprodução

Com o técnico português Pedro Sousa como grande contratação para a nova temporada, a maior novidade no Flamengo deve ser a mudança tática na montagem do time. Em seu bom trabalho na Polônia, o treinador nunca abandonou o jogo com três zagueiros e quatro homens no meio. Resta saber as adaptações que fará por conta das características do elenco.

O lateral-esquerdo Filipe Luís pode ser recuado para jogar como uma espécie de terceiro zagueiro, algo que já acontece naturalmente no momento de saída de bola rubro-negra - quando o experiente ala recua para ajudar na distribuição de jogo. Neste esquema 3-4-1-2, Éverton Ribeiro, já em baixa, pode perder espaço na equipe titular.

Assim, o torcedor precisa pedir por regularidade. A pequena oscilação no futebol, causada pela troca de técnicos ao longo de 2021, foi o detalhe que tirou o clube da trilha dos títulos. Caso o trabalho de Pedro Sousa encaixe no Brasil, a tendência é que o Rubro-Negro venha muito forte em 2022.

Fluminense

Empolgado pela Libertadores, o Tricolor é a equipe carioca com mais novidades no elenco até agora. Mas o questionado técnico Abel Braga precisará encaixar as peças rapidamente - já que a pré-Libertadores começa já em fevereiro e pode pôr tudo a perder.

Com a chegada de nomes experientes, o desafio é mesclar com jovens em busca do equilíbrio ideal na competição continental e também nos torneios nacionais. Com duas campanhas bem regulares em 2020 e 2021, a equipe das Laranjeiras precisa, agora, mirar mais alto e voltar a brigar por títulos.

Time-base: Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro e Pineida; Felipe Melo, André e Yago Felipe; Willian Bigode, Luiz Henrique e Cano (Fred).

O time-base do Fluminense. Foto: Reprodução

Diante dos nomes disponíveis, Abelão pode criar diversas variações; jogar com três zagueiros, inserindo o contratado David Duarte, ou jogar de forma um pouco mais ofensiva, recuando Felipe Melo para a zaga e colocando o meia Cazares em campo. Pode até, em algum momento específico, jogar com dois centroavantes na área adversária.

O desafio é encontrar um padrão de jogo que funcione em tão pouco tempo. A pré-temporada será fundamental para entrosar o elenco e descobrir qual modelo tático encaixa melhor para este ano de 2022. O mais importante, no entanto, é reconhecer que o Fluminense vem montando um elenco competitivo, variado e interessante.

Desta maneira, os pedidos tricolores devem se concentrar em bons ares para Abel Braga - que, diante de seus últimos trabalhos, não indica estar à altura do elenco que terá em mãos. Além disso, o experiente treinador terá pouco tempo para colocar seu trabalho em prática, o que deve intensificar ainda mais as rezas...

Vasco

O Vasco amargou a experiência de não subir à Série A e ficar, pela primeira vez em sua história, duas vezes seguidas na Segundona. Até por isso, o clube vem tentando reforçar o elenco com jogadores que tenham tido bom desempenho na competição - em busca de voltar logo à elite nacional.

O comandante Zé Ricardo chegou para tentar arrumar a casa e terá o Campeonato Carioca como espécie de laboratório para testar novas formações e entrosar os reforços contratados. Sua maior missão será dar uma identidade à equipe, fazendo renascer o prazer do torcedor em ver seu clube do coração em campo.

Time-base: Thiago Rodrigues, Léo Matos, Luis Cangá, Anderson Conceição e Riquelme; Yuri Lara, Galarza, Isaque, Vitinho e Nenê; Raniel.

O time-base do Vasco. Foto: Reprodução

A diretoria vascaína ainda deve buscar algumas peças no mercado para fortalecer a equipe - sobretudo do meio para frente. Espelhado no rival Botafogo, o Cruzmaltino precisa perceber que a Série B não exige uma escalação vistosa - mas, sim, um padrão tático bem definido, uma equipe bem treinada e jogadores que entendam da competição.

Com uma folha salarial de R$ 3,8 milhões prevista pelo Conselho Deliberativo do clube, o Vasco terá em mãos mais do que o suficiente para realizar uma temporada sem sustos e voltar ao seu lugar na elite. Este deve ser o foco absoluto do clube de São Januário em 2022. Caso contrário, o futuro pode ser obscuro.

Assim, os vascaínos precisam pular suas sete ondas mentalizando reconstrução. Com um ambiente conturbado, muita cobrança externa e um futebol irreconhecível, o Cruzmaltino precisa resgatar o peso de sua tradicional camisa e colocar em prática uma gestão profissional que leve tranquilidade para técnico e jogadores.

< Tatá Werneck lamenta morte da avó: 'cheguei a desmaiar' Quase 50 kg de alimentos impróprios em mercado de SG <